Jornal de Angola

ABUSOS SEXUAIS

-

Papa Francisco pede perdão

O Papa pediu perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu “dor e vergonha” diante do “dano irreparáve­l” causado às crianças vítimas de abusos sexuais.

Francisco, que se encontra no Chile para uma visita de três dias, falava durante um encontro com membros do corpo diplomátic­o e políticos chilenos. “Aqui não posso deixar de manifestar a dor e a vergonha que sinto perante o dano irreparáve­l causado às crianças por elementos da Igreja”, disse o Sumo Pontífice.

As palavras do Papa foram recebidas com aplausos por quase 700 pessoas.“Quero unir meus irmãos no episcopado, pois é justo pedir perdão e apoiar as vítimas com todas as suas forças, ao mesmo tempo devemos esforçar-nos para que estes actos não se repetam”, disse o Papa.

A chegada de Francisco reviveu o escândalo dos sacerdotes que abusaram de crianças, tendo a organizaçã­o Bishop Accountabi­lity publicado esta semana uma lista de 80 sacerdotes, clérigos e uma freira acusados de abusos sexuais de menores no país sul-americano.

Entretanto, três igrejas católicas chilenas foram incendiada­s na madrugada, horas depois da chegada do Papa.Dois dos ataques afectaram igrejas católicas na localidade de Cunco, a 700 quilómetro­s de Santiago, na região de Araucanía, que ficaram totalmente consumidas pelas chamas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola