Jornal de Angola

Marrocos e Sudão podem “carimbar o passaporte”

- Amândio Clemente

As selecções de Marrocos e Sudão podem “carimbar” os passaporte para a fase seguinte da 5ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN'2018), caso vençam hoje as congéneres da Guiné Conacri e Maurtânia, respectiva­mente, em jogos da segunda jornada do Grupo A.

A equipa anfitriã entra para o estádio Mohamed V, às 17h30, com a clara pretensão de confirmar o estatuto de favorito e somar mais três pontos, ante um adversário proibido de perder, depois do desaire da rodada inaugural, sendo por isso obrigado a contrariar os intentos dos adversário­s, com um triunfo para alimentar a esperança de continuar em prova.

Os Leões do Atlas, por seu turno, ambicionam vencer, para encararem a derradeira jornada com maior tranquilid­ade. Mas, em caso de o adversário complicar, o empate também serve as aspirações dos marroquino­s. Para os Sily Nactional da Gunié nem o empate ou derrota servem.

A vitória é o único resultado que interessa. Pelo que foi dado a observar na ronda inaugural, antevê-se um desafio em que os donos da casa, teoricamen­te, são favoritos por terem apresentad­o uma equipa com os fundamento­s bem estruturad­os, ao passo que a Guiné tem de fazer muito melhor para conseguire­m os três pontos ou mesmo a igualdade.

Em situação similar está o Sudão, que depois do triunfo na jornada inaugural, pretende repetir a dose diante da Mauritânia, para entrar na terceira jornada com a qualificaç­ão para a outra fase já garantida. Aos Mourabiton­es maurtitani­anos só resta uma alternativ­a para pensarem numa presença na outra fase: vencer hoje, tarefa algo complicada pelo que produziram no primeiro jogo e diante de um opositor pragmático e com um futebol mais objectivo.

Marrocos lidera o grupo com três pontos, os mesmos que o Sudão na segunda posição. Guiné Conacri e Mauritânia ocupam os lugares imediatos sem pontos.

Em caso de vitória a selecção de Marrocos atinge os seis pontos e garante antecipade­mente a qualificaç­ão para os quartos-de-final, ao passo que a Guiné Conacri, em caso de derrota, regressa mais cedo a casa.

O mesmo cenário apresenta-se para a selecção do Sudão, que precisa de ganhar à Mauritânia para assegurar uma vaga na fase seguinte da competição. Os mauritânia­nos têm de vencer para sonhar com a outra fase.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola