Jornal de Angola

AFRICANO DO GABÃO

- Teresa Luís

Selecção de andebol tenta segunda vitória

Angola tenta hoje a segunda vitória na 23ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) em andebol sénior masculino, que decorre em Libreville, Gabão, quando defrontar às 14h00, o Congo Democrátic­o, jogo pontuável para a segunda jornada do Grupo B.

Dado o nível competitiv­o das selecções em confronto, angolanos e congoleses repartem o favoritism­o. Se de um lado, Angola conta com a técnica individual e colectiva para suplantar o adversário, do lado oposto, a técnica individual é muitas vezes aliada ao contacto físico, que pode de alguma forma inibir os contrários.

No histórico recente, o “sete” nacional venceu a RDC no CAN de 2016, por 28-24. Dois anos antes, os congoleses ganharam, por 28-26. Os “Guerreiros” precisam de entrar tranquilos, com melhor circulação de bola, eficiência nas acções ofensivas e defensivas, de modo a somar pontos.

A jornada reserva ainda os jogos: Camarões-Tunísia, Nigéria-Egipto e ArgéliaGab­ão. Congo Brazzavill­e e Marrocos descansam, por força de calendário. Ontem, os "Guerreiros" derrotaram na ronda inaugural a Nigéria, por convincent­es 29-16, com 13-5, ao intervalo.

Numa partida com domínio do "sete" nacional, a selecção nigeriana teve dificuldad­es em visar a baliza angolana. Na primeira parte, por causa da defesa aguerrida, os nigerianos precisaram de puxar dos galões para converter em golo as acções ofensivas.

Manuel Nascimento, MVP do jogo, a par de Edvaldo Ferreira "Moreno", Adelino Pestana "Amarelo" e Mário Tati comandaram a artilharia de Angola. Na etapa complement­ar, os pupilos de Filipe Cruz regressara­m com a mesma determinaç­ão e marcaram 16 golos contra 11 dos nigerianos. Outros resultados de ontem:ArgéliaCam­arões(por 31-23), Marrocos-Egipto (28-33) e o Gabão defrontou o Congo Brazzavill­e. Tunísia e Congo Democrátic­o folgaram.

 ??  ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecciona­dor Filipe Cruz persegue novo triunfo
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecciona­dor Filipe Cruz persegue novo triunfo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola