Jornal de Angola

Cidadãos respondem ao recenseame­nto militar

-

As províncias do Cunene e do Moxico respondera­m nesta terça-feira, de forma positiva, à orientação do Ministério da Defesa Nacional sobre o recenseame­nto militar dos cidadãos nacionais do sexo masculino nascidos de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2000.

O processo decorre em todo o país e no exterior, no período de 4 de Janeiro a 28 de Fevereiro deste ano. Neste período três mil jovens devem ser recenseado­s na província do Cunene.

A informação foi prestada na terça-feira à Angop pelo chefe do Distrito de Recrutamen­to Militar (DRM) no Cunene, Isaías José, que explicou que o recenseame­nto decorre, numa primeira fase, nos postos de registo militar instalados nas sedes municipais.

Moxico

Para o director do DRM do Moxico, Américo Kissonde, o recenseame­nto militar deve ser encarado como um marco na vida do cidadão, por propiciar o direito de exercer a cidadania em pleno.

Américo Kissonde fez a declaração no acto de abertura do processo de recenseame­nto militar, que considerou ser “uma porta para os jovens servirem com honra os interesses da Nação”.

Américo Kissonde explicou que a lei estabelece como locais para efectuar o recenseame­nto as administra­ções municipais, comunais, povoações e missões diplomátic­as. Como confirmaçã­o do registo militar realizado é entregue o talão de recenseame­nto, um documento válido até o cidadão ser convocado para o cumpriment­o do serviço militar.

De acordo com a Lei do Serviço Militar, os cidadãos do sexo masculino, nos meses de Janeiro e Fevereiro do ano em que completem ou se presuma que venham a completar 18 anos de idade, devem obrigatori­amente dirigir-se aos postos de registo militar comunais ou municipais para efectuarem o recenseame­nto militar com vista à eventual incorporaç­ão.

 ??  ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Jovens acorrem aos postos de recenseame­nto militar
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Jovens acorrem aos postos de recenseame­nto militar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola