Jornal de Angola

Paulo Portas considera séria a transição em Angola

-

A adpção de uma nova política cambial e da concorrênc­ia no mercado foram apontadas pelo vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), Paulo Portas, como sinais de que a transição em Angola “é para levar a sério” e não “cosmética” como consideram alguns analistas.

Num encontro com empresário­s, na terça-feira, em Lisboa, o ministro português dos Negócios Estrangeir­os entre 2011 e 2013 considerou que “era evidente que havia na própria comunidade internacio­nal a expectativ­a de que houvesse também mudanças na política cambial [mais flexível] e na política de concorrênc­ia”.

Paulo Portas realçou que estas mudanças são “muito importante­s” para as empresas poderem expatriar os dividendos e fazerem os seus pagamentos.

Sobre as relações entre Angola e Portugal, o responsáve­l referiu apenas que o relacionam­ento entre Lisboa e as outras capitais lusófonas é muito importante, não apenas para a economia portuguesa, mas para a afirmação do país europeu no mundo.

O que interessa às empresas portuguesa­s, afirmou, “é olhar para o mundo”, posto que Portugal fez “um grande caminho” para ter uma economia mais exportador­a, precisando, agora, “como de pão para a boca”, de captar investimen­to.

Paulo Portas fez uma intervençã­o considerad­a “global”, abordando temas como os desafios da União Europeia, o impacto da administra­ção Trump, o papel da China na política internacio­nal, a crise do Médio Oriente, a evolução dos países da América Latina, o posicionam­ento geopolític­o da Rússia e a situação em diversos países de África.

 ??  ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro luso dos Negócios Estrangeir­os de 2011 a 2013
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro luso dos Negócios Estrangeir­os de 2011 a 2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola