Jornal de Angola

A manga e os seus benefícios

-

A manga é o fruto da mangueira (Mangifera indica L.), árvore frutífera da família Anacardiac­eae, nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzid­a com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. O nome da fruta vem da palavra do idioma malaiala manga e foi populariza­da na Europa pelos portuguese­s, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguira­m pelas trocas de temperos). A manga é a fruta nacional da Índia, onde há mais de 100 variedades, Filipinas e Paquistão. São encontrada­s menções a ela em canções do século IV em poemas escritos em sânscrito, por poetas como Kalidasa. Acreditase ter sido povoada por Alexandre, o Grande (século 3 aC) e o peregrino chinês Xuanzang (7º século dC). Mais tarde, no século 16, o imperador mogol Akbar plantou 100.000 árvores de manga em Darbhanga, Bihar num lugar agora conhecido como Lakhi Bagh.

A manga é uma fruta do tipo drupa, de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais rosada no lado que sofre insolação directa e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indirecta. Normalment­e, quando a fruta ainda não está madura, a sua cor é verde, mas isso depende da variedade cultivar. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande ao centro. As mangas são usadas na alimentaçã­o das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.

Acredita-se que a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo. Uma manga fresca contém cerca de 15 por cento de açúcar, até 1por cento de proteína e quantidade­s significat­ivas de vitaminas, minerais e antioxidan­tes, podendo conter vitamina A, B e C.

Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamento­s de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruaçã­o. Pessoas que sofrem de cãibras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentraç­ões de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. As mangas também suavizam o intestino, tornando mais fácil a digestão. Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que as mangas estancam hemorragia, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro. É também utilizada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse), Gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios). Úlcera de decúbito (escaras), úlceras varicosas. Podem ser cultivadas em climas tropicais e subtropica­is. Devem ser plantadas numa área com boa drenagem e um solo ligeiramen­te ácido. Devem ser regadas regularmen­te quando jovens, porém, ao atingirem a maturidade, devem ser regadas com intervalos entre 10 e 15 dias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola