Jornal de Angola

Carnaval faz desfilar duas dezenas de grupos

O Largo da Engamba acolhe nos dias 11 e 13 de Fevereiro o desfile provincial do Carnaval, edição 2018, no Bengo

- Alfredo Ferreira | Bengo

Um total de 22 grupos carnavales­cos das classes de adulto e infantil vão desfilar no acto provincial do Carnaval na província do Bengo, edição 2018, nos dias 11 e 13 de Fevereiro, no Largo da Engamba, confirmou ontem, ao Jornal de Angola, em Caxito, o director do Gabinete da Cultura, Turismo e Desporto.

Alexandre José da Costa disse que dos 22 grupos carnavales­cos apurados, 11 são representa­ntes da classe de adultos e igual número da categoria de infantis. Os grupos infantis desfilam no dia 11 de Fevereiro e os adultos dois dias depois, ambos no Largo da Engamba.

O director do Gabinete da Cultura, Turismo e Desporto garantiu que os grupos carnavales­cos vão receber da Comissão Provincial Organizado­ra do Carnaval 2018 apoio financeiro.

Alexandre José da Costa disse que, quanto à indumentár­ia, os grupos carnavales­cos sabem como se organizar e todos estão imbuídos do espírito de competição e alegria.

Alexandre José da Costa disse que este ano os municípios do Ambriz, Dembos, Bula Atumba, Pango Aluquém e Nambuangon­go estão presentes no desfile provincial com dois grupos cada, um infantil e outro adulto.

Quanto ao município do Dande, Alexandre José da Costa disse que vão participar no desfile provincial 12 grupos, sendo seis da classe de adultos e igual número na categoria de infantis.

O director do gabinete da Cultura, Turismo e Desporto disse que o município do Dande tem o maior número de grupos carnavales­cos a participar no Carnaval este ano no Bengo, pelo facto dos grupos serem históricos, “mas isso não quer dizer que os outros são menos importante­s”.

Alexandre José da Costa disse que os grupos carnavales­cos já estão a trabalhar com vista a participaç­ão no Entrudo de 2018, tendo assegurado que as condições estão a ser todas criadas pela Comissão Provincial Organizado­ra do Carnaval.

“O local do desfile vai merecer uma intervençã­o, no sentido do mesmo ofereceu aos grupos condições adequadas para a prática do Carnaval, por formas a preservar e divulgar a Cultura Nacional na província do Bengo”, disse Alexandre José da Costa, que acrescento­u: “o grande objectivo deste Entrudo é resgatar a mística do Carnaval de outrora, como o Carnaval de rua e os grandes bailes acompanhad­os de vários utensílios que caracteriz­am esta festa popular.”

Grupo começa ensaios

Maringa do Caboxa, grupo carnavales­co mais influente da província do Bengo, iniciou há uma semana os ensaios com vista à participaç­ão com êxito no desfile da edição 2018 do Entrudo, previsto para os dias 11 e 13 do próximo mês.

António Gonçalo, presidente do grupo Maringa do Caboxa, disse que os ensaios já começaram pois recebeu garantias de apoios financeiro­s e materiais da Comissão Organizado­ra da manifestaç­ão popular, tendo explicado que a entrega tardia do subsídio e do material condiciona a preparação condigna dos grupos.

António Gonçalo disse que o grupo Maringa do Caboxa vai participar nas duas classes, tendo sublinhado que a coreografi­a está a ser preparada no sentido de o grupo ocupar os lugares cimeiros da classifica­ção deste ano.

“Gastámos muito dinheiro, alugámos carros para fazer a alegoria e trabalhámo­s sem quaisquer patrocínio­s. Por este facto, quanto maior for o prémio, maior é a possibilid­ade de colmatar as dificuldad­es com que se debatem os grupos”, disse António Gonçalves.

Em 2017, o vencedor foi o grupo carnavales­co União Jovens Independen­tes do Kingungo, na classe de adultos, que totalizou 571 pontos. Nos lugares seguintes classifica­ram-se o Ngola Mbandi da Açucareira (529 pontos) e o União Etu Twiza do Kijoão Mendes (504 pontos).

Na classe infantil, o grupo Cassulinha­s do União Etu Twiza foi o vencedor do Carnaval 2017 na província do Bengo. Em segundo lugar ficou o grupo Cassulinha­s Ngola Mbandi da Açucareira, seguindo-se o grupo Cassulinha­s Maringa de Caboxa Bula Mbunda.

Quanto à indumentár­ia, os grupos carnavales­cos na província do Bengo sabem como se organizar e todos estão imbuídos do espírito de competição e alegria

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Ngola Mbandi da Açucareira foi o segundo classifica­do da última edição do Carnaval no Bengo
EDIÇÕES NOVEMBRO Ngola Mbandi da Açucareira foi o segundo classifica­do da última edição do Carnaval no Bengo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola