Jornal de Angola

Zambianos e namibianos tentam hoje a qualificaç­ão

- António de Brito

As selecções da Costa do Marfim e Zâmbia concentram hoje, às 17h30, no Estádio de Marraquexe, as atenções da segunda jornada do Grupo B da 5.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN 2018), que se disputa até ao próximo dia 4 de Fevereiro, em Marrocos.

Vergados na ronda inaugural pela congénere da Namíbia por 1-0, os Elefantes jogam uma cartada decisiva com os Chipolopol­os, que vêm de uma vitória bastante moralizado­ra por 3-1, diante do Uganda.

Frente à Zâmbia, a Costa do Marfim só tem uma saída: vencer o jogo para manter intactas as suas aspirações, que visam o apuramento para a fase seguinte da competição.

Apesar desta pretensão, a Costa do Marfim não espera facilidade­s, visto que a Zâmbia persegue a segunda vitória no “africano”, para não ter de discutir o apuramento para a fase seguinte na última jornada do agrupament­o diante da Namíbia.

Atendendo aos objectivos de ambas as equipas, esperase um jogo renhido e de desfecho imprevisív­el. Dos sete jogos já disputados, a Zâmbia colecciona igual número de vitórias. Nas partidas realizadas, cinco oficiais e duas amigáveis, tem um registo de 12 golos marcados e nenhum sofrido.

Em 1985, as selecções da Zâmbia e da Costa do Marfim disputaram o primeiro jogo oficial, com os Chipolopol­os a vencerem por 1-0, na cidade de Lusaka.

No CHAN 2009, disputado na “casa” do adversário, a Zâmbia detém o maior registo de vitória (3-0) sobre a Costa do Marfim. Os jogos já disputados forneceram os seguintes resultados a favor da Zâmbia: (1-0, 2-0,1-0, 2-0, 1-0, 2-0 e 3-0).

Para a mesma série, o Uganda enfrenta a Namíbia às 20h30, num jogo rodeado de muito interesse, já que os Cranes perderam no primeiro jogo (1-3), com a Zâmbia e descartam um segundo deslize hoje, sob pena de falharem a segunda fase da prova continenta­l, à semelhança do adversário que quer evitar a decisão na última jornada. por isso, os dois conjuntos jogam o tudo ou nada, principalm­ente os ugandeses, que estão proibidos de perder.

Adivinha-se, por isso, um jogo de elevado grau de dificuldad­e, uma vez que os dois conjuntos definiram como meta o apuramento para os quartos-de-final do CHAN. A Zâmbia e a Namíbia partilham a liderança, com três pontos cada.

A Costa do Marfim e o Uganda ocupam as posições imediatas, sem qualquer ponto. A Selecção do Marrocos qualificou-se ontem para os oitavos de final do CHAN, ao derrotar a Guiné, por 3-1, na abertura da segunda jornada do Grupo “A”. O avançado Ayoub Kaabi foi a figura da noite, ao apontar três golos (27, 64 e 68 minutos).

Ao intervalo, o marcador registava igualdade a uma bola. Camara marcou para a Guiné (18). Qualificad­o para os oitavos de final está, igualmente, o Sudão, que derrotou a Mauritânia, por 1-0, golo de Mohamed, aos 30 minutos. Assim, marroquino­s e sudaneses defrontam-se no próximo domingo, para definir o vencedor do grupo. Os derrotados de ontem também jogam entre si. As partidas do Grupo “A” disputam-se no Estádio Mohamed V, em Casablanca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola