Jornal de Angola

Sede da missão da ONU alvo de um forte ataque

-

A sede da missão da Organizaçã­o das Nações Unidas no Mali foi alvo ao início da manhã de ontem de um forte ataque" em Tombuctu, provocando vários feridos, ficando a situação controlada poucas horas depois.

Segundo avançou na sua conta da rede social Twitter, a Missão Multidimen­sional Integrada das Nações Unidas para a Estabiliza­ção do Mali (Minusma, em inglês), no ataque foram lançados morteiros e foi usado “um veículo suicida”, seguindo o esquema dos ataques jihadistas, embora os atacantes fossem de origem desconheci­da.

Apesar de a mensagem não fornecer detalhes sobre as vítimas, fontes do Hospital de Tombuctu disseram à agência Efe que vários feridos deram entrada na unidade hospitalar, todos eles da sede da Minusma. Destacada no Mali desde Julho de 2013, a Minusma, com cerca de 12.500 militares e polícias, é actualment­e a missão de manutenção da paz das Nações Unidas com mais vítimas em todo o mundo.

Cerca de 160 capacetes azuis morreram no país, dos quais 102 em actos hostis, constituin­do mais de metade dos soldados das Nações Unidas mortos durante este período em todo o mundo.

O norte do Mali caiu em Março/Abril de 2012 nas mãos de grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda. Esses grupos foram, em grande parte, expulsos por uma intervençã­o militar internacio­nal lançada em Janeiro de 2013 por iniciativa da França e que está ainda em curso.

Mas há zonas inteiras do país que continuam a escapar ao controlo das forças malianas e estrangeir­as regularmen­te alvo de ataques, apesar do acordo de Junho de 2015.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola