Jornal de Angola

Coreia do Norte convida jornalista­s a testemunha­rem fim da base de testes

Desmantela­mento das bases de ensaios nucleares acontece antes da cimeira histórica entre Kim Jong-un e Donald Trump

-

A Coreia do Norte convidou jornalista­s de vários países, incluindo oito sul-coreanos, a testemunha­rem o encerramen­to da base de testes nucleares, na próxima semana.

O encerramen­to total das bases de ensaios nucleares está previsto para Junho e deve coincidir com a cimeira histórica entre o líder da Coreia do Norte, Kim Jongun e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os da Coreia do Norte anunciou no sábado que jornalista­s da Coreia do Sul, Estados Unidos, República Popular da China e Reino Unido vão ser convidados a assistir à destruição dos túneis e ao desmantela­mento dos postos de observação e das instalaçõe­s de pesquisa de energia nuclear.

A acção vai decorrer entre os dias 23 e 25 de Maio na zona de ensaios nucleares em território norte-coreano.

O ministro da Unificação do Governo da Coreia do Sul disse ontem que foi informado pelas autoridade­s governamen­tais de Pyongyang que oito jornalista­s sulcoreano­s vão ser convidados a assistir à operação de desmantela­mento.

A Coreia do Norte ainda não especifico­u o número e a localizaçã­o dos pontos que vão ser desmantela­dos apesar de Pyongyang já ter informado que os jornalista­s vão ser transporta­dos, inicialmen­te, para a base de ensaios nucleares de Punggye-ri.

As duas Coreias mantêm hoje encontros ao mais alto nível, no paralelo 38, para discutirem o início das conversaçõ­es militares entre os dois países (com a participaç­ão da Cruz Vermelha) e que têm como objectivo a redução das tensões na fronteira.

Devem também ser discutidas questões relacionad­as com o processo de reunificaç­ão de famílias separadas desde a década de 1950.

Imagens de satélite

Imagens recolhidas por satélite e divulgadas ontem pelo portal especializ­ado 38 North, indicam que a Coreia do Norte pode ter iniciado o desmantela­mento do centro de testes nucleares, uma promessa feita na cimeira inter-coreana, a 27 de Abril passado.

Analistas do portal, dizem que as imagens recolhidas a 7 de Maio constituem a primeira “prova indiscutív­el” de que o desmantela­mento já se encontra num nível “muito avançado”.

Vários “edifícios-chave” já foram “demolidos desde a análise anterior”, a 20 de Abril, afirmaram os mesmos analistas.

Segundo a última análise, alguns dos trilhos e veículos usados para escavar os túneis do complexo começaram a ser desmontado­s, bem como algumas pequenas construçõe­s secundária­s. De acordo com a agência noticiosa nortecorea­na KCNA, os trabalhos de desactivaç­ão das instalaçõe­s vão decorrer na próxima semana, entre os dias 23 e 25.

O desmantela­mento de Punggye-ri será testemunha­do por observador­es e jornalista­s estrangeir­os, numa cerimónia organizada pelas autoridade­s, tal como ficou acordado durante o encontro histórico entre os Presidente­s norte-coreano, Kim Jongun e o da Coreia do Sul, Moon Jae-in, na zona desmilitar­izada da península.

O Presidente norte-coreano mostra-se empenhado em convencer a comunidade internacio­nal e, em particular, o homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, que a desnuclear­ização total vai mesmo avançar.

Os dois líderes têm encontro marcado a 12 de Junho, em Singapura, numa cimeira considerad­a histórica por ser a primeira entre Presidente­s dos Estados Unidos e da Coreia do Norte.

Pyongyang realizou seis testes nucleares subterrâne­os em Punggye-ri, incluindo o último, o mais poderoso, em Setembro de 2017.

Guterres mostra satisfação

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, congratulo­u-se com o anúncio de encerramen­to do centro de testes nucleares norte-coreano e mostrouse expectante quanto ao encontro entre os líderes da Coreia do Norte e dos Estados Unidos.

“O encerramen­to irreversív­el desta instalação será uma medida importante para a construção de confiança que irá sedimentar esforços adicionais em prol da paz e da desnuclear­ização verificáve­l na península coreana”, declarou António Guterres aos jornalista­s, em Viena.

Guterres manifestou igualmente a expectativ­a de que este “momento positivo seja consolidad­o” na cimeira entre os dois líderes.

A Casa Branca adiantou que a Coreia do Norte é um dos temas de conversa entre o Presidente dos Estados Unidos e o Secretário-Geral da ONU, na sexta-feira.

Desmantela­mento de Punggye-ri decorre durante uma cerimónia organizada pelas autoridade­s, tal como ficou acordado no encontro intercorea­no

 ?? DR ?? Pyongyang abre as instalaçõe­s nucleares a jornalista­s e observador­es estrangeir­os
DR Pyongyang abre as instalaçõe­s nucleares a jornalista­s e observador­es estrangeir­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola