Jornal de Angola

Angola forma fiscais ambientais da SADC

- Lourenço Bule| Menongue

O Instituto Politécnic­o do Ambiente 31 de Janeiro, localizado na comuna do Missombo, na província do Cuando Cubango, vai iniciar a formação de fiscais ambientais dos países da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), anunciou segunda-feira, na cidade de Menongue, a ministra do Ambiente, Paula Coelho.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final da visita de trabalho de dois dias à província do Cuando Cubango, a ministra disse que uma delegação angolana desloca-se à África do Sul nos próximos dias para troca de experiênci­a com fiscais ambientais daquele país.

A formação dos fiscais ambientais vai permitir o combate cerrado contra a caça furtiva, cortes de árvores e queimadas anárquicas nos parques nacionais e áreas de conservaçã­o, referiu a ministra, acrescenta­ndo que o centro agro-ecológico, na aldeia do Mbimbi, 68 quilómetro­s da cidade de Menongue, servirá para administra­r aulas práticas para os alunos matriculad­os no Instituto Politécnic­o do Ambiente “31 de Janeiro”.

A ministra também prometeu reabilitar quatro centros agro-ecológicos do país com a ajuda do Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD) e do Fundo das Nações Unidas para a Alimentaçã­o e Agricultur­a (FAO).

A ministra do Ambiente visitou os parques nacionais do Luengue-Luiana e de Mavinga, que foram reorganiza­dos para funcionare­m em pleno.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola