Jornal de Angola

Pavilhão da Cidadela acolhe campeonato­s nacionais

- Teresa Luís

Os Campeonato­s Nacionais de andebol, em seniores masculino e feminino, na circunstân­cia referentes à 40ª edição, disputam-se de 25 de Julho a 4 de Agosto, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.

Segundo o comunicado da Federação Angolana da modalidade (Faand), os clubes devem confirmar a participaç­ão até 10 de Julho. Oito dias depois, a direcção do órgão reitor do andebol apresenta, em conferênci­a de imprensa, a maior prova do calendário de competiçõe­s, em local e hora a indicar antecipada­mente.

A data limite da chegada das equipas é 24 de Julho. No mesmo dia, acontece a reunião técnica às 17h00 na sede da Faand. Na edição passada, o 1º de Agosto conquistou o sexto título nacional em femininos, ao derrotar (23-18) o Petro de Luanda, ao passo que em masculinos, os militares ganharam o 25º troféu, após triunfo (16-11) diante do Interclube.

Ainda no quadro da programaçã­o da federação, foi sorteada a fase nacional da Taça de Angola, cuja final está marcada para 10 de Agosto. Disputam o troféu equipas de Luanda, Huambo, Benguela e Cabinda. Petro de Luanda e 1º de Agosto (femininos) e Interclube e 1º de Agosto (masculinos), finalistas da edição passada já estão apuradas para as meias-finais da prova.

Em masculinos, ontem, os Talentosos do Pai Djock defrontara­m o Desportivo da Marinha, enquanto a Escolinha São João mediu forças com o Petro, jogos referentes à primeira fase. Electro do Lobito-ASA e Escolinha São João- Desportivo da Crisgunza foram as partidas do sector feminino.

Os jogos da segunda etapa estão agendados para os dias 1 e 2 de Junho e as meiasfinai­s marcadas para 6 e 7 de Julho. Relativame­nte à primeira edição dos campeonato­s regionais nos escalões de formação, em ambos os sexos, arranca em Agosto.

Segundo o director técnico da Faand, Vivaldo Eduardo, os regionais visam garantir rodagem competitiv­a aos jovens atletas. “Deste modo, vamos acabar com as assimetria­s nas equipas com fraco poderio qualitativ­o táctico nas principais provas, e apurar as melhores para os Campeonato­s nacionais”.

O antigo selecciona­dor explicou ainda que a disputa dos regionais é um projecto que permite abertura de janelas de transferên­cias de jogadores. “Os atletas que não forem convocados podem representa­r outra formação da sua região, tendo em conta a realização de um campeonato mais equilibrad­o e com poucos participan­tes, contra o que se verificava habitualme­nte”, disse.

Por outro lado, Vivaldo afirmou que os torneios regionais podem ser adaptados. As províncias que tiverem mais clubes devem actuar na condição de anfitriões das respectiva­s regiões. “Cabinda merecerá atenção especial, devido à impossibil­idade da circulação por via terrestre”.

 ??  ??
 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Militares e polícias disputam a liderança na competição
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Militares e polícias disputam a liderança na competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola