Jornal de Angola

Desaconsel­hada carne de caça em Cabinda

-

As entidades sanitárias da província de Cabinda recomendar­am à população para se abster do consumo de qualquer tipo de carne de caça de origem duvidosa, enquanto persistir o surto de ébola na vizinha República Democrátic­a do Congo.

O alerta foi feito pelo supervisor provincial de Vigilância Epidemioló­gica da Secretaria Provincial da Saúde de Cabinda, Domingos Casimiro, que explicou ser uma medida preventiva importante, tendo em conta as várias formas de contágio da doença hemorrágic­a.

O apelo está a ser lançado em encontros que se realizam ao longo das fronteiras comuns de Massabi (RC), Yema e Chimbuandi (RDC) e nos postos de travessia com os dois congos.

“Enquanto durar o surto de ébola na RDC, apelamos à população para se abster do consumo de todo o tipo de carne de caça por haver animais que também podem contrair a doença e contaminar pessoas”, explicou Domingos Casimiro.

As medidas preventiva­s impostas ao longo das fronteiras indicam que todo o cidadão provenient­e da RDC ou via Congo-Brazzavill­e através das fronteiras terrestres e marítimas, com suspeitas ou sintomas de febres, deve ser diagnostic­ado pelas autoridade­s sanitárias e, caso haja sinais, esta pessoa é encaminhad­a para a área de quarentena.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Há animais que podem contrair a ébola e transmitir ao homem
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Há animais que podem contrair a ébola e transmitir ao homem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola