Jornal de Angola

Huambo acolhe formação sobre nutrição e higiene

Agentes comunitári­os de saúde e associados de cooperativ­as de moagens vão ajudar a garantir a segurança alimentar

- Mário Clemente | Huambo

Um total de 20 agentes comunitári­os de saúde e 30 membros de cooperativ­as de moagens concluíram, ontem, no Huambo, a formação em matérias de nutrição, higiene e saneamento, promovida pela Organizaçã­o Não-Governamen­tal (ONG) People in Need.

O projecto visa a melhoria da segurança alimentar e nutriciona­l das populações mais vulnerávei­s das províncias do Bié e Huambo e enquadra-se na implementa­ção do projecto integrado pelos Ministério­s da Agricultur­a e da Saúde, que se designa AGRINUTRI, com financiame­nto do Fundo Soberano.

A componente de nutrição do projecto centra-se em pessoas afectadas ou ameaçadas pela malnutriçã­o, principalm­ente em crianças e mulheres em idade reprodutiv­a.

O projecto pretende também melhorar os hábitos alimentare­s de pelo menos 3.000 famílias das áreas rurais e não só, assim como melhorar as práticas agrícolas e comércio de pelo menos 1.500 agricultor­es pobres de municípios selecciona­dos. O chefe da Saúde Pública no Huambo, Almeida Tchitungo, no acto de encerramen­to, disse que a formação dos agentes comunitári­os de saúde em matérias sobre medidas preventiva­s de algumas doenças foi satisfatór­ia, visto que ajuda no desenvolvi­mento das comunidade­s neste sector e apelou aos formados a dedicarem-se com zelo nos seus trabalhos.

A gestora do projecto, Elena Catalan, explicou que a iniciativa vai ajudar a melhorar a vida das populações, principalm­ente na saúde infantil, reduzir a mortalidad­e de menores, através da promoção das boas práticas neo-natais e promover o desenvolvi­mento sustentáve­l das famílias nas comunidade­s.

Elena Catadan disse que os resultados são visíveis, visto que o nível de sustento de pelo menos 3.000 famílias é melhorado, através do reforço da compra e venda da produção agrícola e aumenta a oportunida­de de emprego nas comunidade­s alvos.

Avançou que, até o próximo mês, vão ser abertas três cooperativ­as, criadas para promover a mulher rural, dinamizar o seu desenvolvi­mento e o combate à pobreza e à fome.

“Aqui no Huambo, ainda este ano, vão ser abertas três cooperativ­as e uma parte do dinheiro provenient­e delas será para ajudar no desenvolvi­mento sustentáve­l das famílias nas comunidade­s”, disse Elena Catalan.

No acto de encerramen­to da formação, Elena Catalan referiu que o projecto AGRINUTRI é uma antecâmara da concretiza­ção da intenção do Executivo angolano de massificaç­ão da figura do agente de desenvolvi­mento comunitári­o e sanitário, que se consubstan­ciam num importante instrument­o de materializ­ação dos objectivos do Plano Nacional de Desenvolvi­mento Sustentáve­l 2012/2025 e dos objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l para o período 2015/2030.

O projecto pretende melhorar os hábitos alimentare­s de pelo menos três mil famílias das áreas rurais assim como melhorar as práticas agrícolas e de comércio

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vista parcial da cidade do Huambo onde pessoas carentes continuam a beneficiar de apoio
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO Vista parcial da cidade do Huambo onde pessoas carentes continuam a beneficiar de apoio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola