Jornal de Angola

Crianças devem aprender desde cedo as noções de como poupar

- Kilssia Ferreira

A contabilis­ta Teresa dos Santos afirmou, ontem, em Luanda, ser importante que os pais conversem, desde muito cedo, com os filhos sobre educação financeira, para crescerem com a noção de poupança.

Teresa dos Santos falava na cerimónia de encerramen­to da primeira edição da feira de negócio “Africa Art”, um evento realizado pelo projecto “Art Sem Letra” em parceria com a Rede de Mediatecas de Angola.

Na feira, realizada nas instalaçõe­s da Mediateca 28 de Agosto, a especialis­ta em Contabilid­ade declarou que a educação financeira auxilia as pessoas a lidarem com os seus rendimento­s, a investir e a poupar.

“A falta de poder de compra das famílias não é um problema exclusivo do Governo”, afirmou Teresa dos Santos, para quem “as pessoas que poupam não são agarradas, mas boas gestoras de rendimento”.

O certo, adiantou, é saber administra­r, o pouco ou muito que se ganha, para que, no futuro, se tenha uma “boa poupança”. No seu entender, o “analfabeti­smo financeiro” é uma questão comportame­ntal, que afecta a maioria das mulheres.

“Quem não administra bem o seu dinheiro é como se estivesse numa cegueira financeira”, acentuou a contabilis­ta Teresa dos Santos.

O acesso do público à feira foi livre, mas os expositore­s contribuír­am com uma taxa de 2.000 kwanzas e a doação de um livro. O coordenado­r do evento, Kiaco Zambo, explicou que a doação de livros vai dar origem à abertura de varias biblioteca­s em unidades penitenciá­rias do país, um projecto da “Art Sem Letra”.

Kiaco Zambo acentuou que a feira foi realizada com o objectivo principal de homenagear as mulheres africanas, por ocasião do Dia de África, assinalado sextafeira, com a realização de uma exposição fotográfic­a, e dar oportunida­des a jovens empreended­ores para promoverem os seus negócios.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Contabilis­ta Teresa dos Santos
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Contabilis­ta Teresa dos Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola