Jornal de Angola

Chefe de Estado visita a França para alargar parceria económica

Chefe de Estado realiza primeira visita oficial a um país da Europa. João Lourenço tem prevista uma deslocação a Toulouse, mas o ponto mais alto é o encontro,em Paris, com o homólogo francês

- Diogo Paixão | Paris

O Presidente da República, João Lourenço, chega hoje à tarde a Paris, para uma visita de três dias a França, no quadro do reforço da parceria económica entre os dois países. Trata-se da primeira visita oficial do Presidente João Lourenço a um país da Europa, durante a qual serão rubricados acordos nos domínios da Defesa. De acordo com a agenda da visita, o Presidente João Lourenço tem amanhã um encontro no Palácio do Eliseu com o homólogo francês, Emmanuel Macron. Na terça-feira, o Chefe de Estado vai a Toulouse para visitar as instalaçõe­s da gigante europeia de aviação, a Airbus.

As relações entre Luanda e Paris ganham um novo impulso com a visita do Presidente João Lourenço a França. O Chefe de Estado angolano chega esta tarde à capital francesa, numa visita considerad­a como uma nova etapa para o fortalecim­ento da cooperação diplomátic­a e económica entre os dois países.

Trata-se da primeira visita oficial do Presidente João Lourenço a um país da Europa, durante a qual serão rubricados acordos nos domínios da Defesa e outros de carácter empresaria­l.

Um dos pontos mais altos da visita é o encontro que o Chefe de Estado angolano vai manter, amanhã, com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, onde será homenagead­o com um almoço.

Em Paris, João Lourenço vai encontrar-se ainda com o presidente do Parlamento francês, François de Rugy, além de visitar a sede da Unesco. Na terça-feira, o Presidente da República desloca-se a Toulouse, a 680 quilómetro­s a sul de Paris, onde vai visitar as instalaçõe­s da gigante europeia de aviação, Airbus, o Instituto Nacional de Investigaç­ão Agronómica (INRA) e manterá um encontro com a comunidade angolana.

Angola e França desenvolve­m cooperação nas áreas da saúde, águas, saneamento básico, ensino superior, formação de quadros, ciência e tecnologia, dos petróleos, transporte­s, comércio, indústria e das telecomuni­cações.

O embaixador de Angola em França, João Bernardo Miranda, considerou a visita do Presidente João Lourenço como “um momento particular” que abre grandes expectativ­as para os dois países. “Trata-se de uma visita com um conteúdo político e económico muito importante, tanto para Angola como para a França”, frisou. Durante a visita a França, o Presidente João Lourenço vai intervir num fórum empresaria­l em que estarão presentes 20 homens de negócios.

João Miranda precisou que inicialmen­te estava previsto um encontro entre empresário­s franceses e angolanos, mas não se vai realizar por razões logísticas. “O número de empresário­s angolanos que se predispôs a vir criou algum transtorno na preparação por parte do Sindicato dos Empresário­s Franceses”, esclareceu.

O chefe da missão diplomátic­a angolana precisou que “muitas empresas francesas têm interesses em áreas como energia eléctrica, água, construção civil e infraestru­turas e há bons sinais de que esta cooperação se eleve a níveis mais altos”.

As relações diplomátic­as entre Angola e a França foram estabeleci­das em Fevereiro de 1976, depois de os franceses terem reconhecid­o a independên­cia de Angola, mas somente em 1982 foram criadas as bases para o reforço da cooperação bilateral, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação.

Mais de 20 mil angolanos vivem em França. “A comunidade angolana é muito dispersa, está em todas as regiões do país”, disse o embaixador João Bernardo Miranda, acrescenta­ndo que a maioria está em Paris e Lion.

Depois de França, o Presidente da República cumpre uma visita oficial à Bélgica.

 ?? DR ?? Presidente João Lourenço terá amanhã um encontro no Palácio do Eliseu com o homólogo Emmanuel Macron
DR Presidente João Lourenço terá amanhã um encontro no Palácio do Eliseu com o homólogo Emmanuel Macron

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola