Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado, 19 de Maio

O Presidente da República, João Lourenço, manifesta, em Luanda, consternaç­ão pelas vítimas do acidente aéreo ocorrido em Cuba, onde um avião Boeing 737 com 113 pessoas a gordo caiu perto de Havana. O vice-procurador-geral da República, Mota Liz, dirige, em Luanda, o encerramen­to do segundo curso básico de Direito Penal e Processo Penal para jornalista­s.

O Petro de Luanda ascende à segunda posição do Girabola, após golear o Kabuscorp do Palanca, por 3-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em desafio de acerto de calendário pontuável para a sexta jornada do Girabola Zap 2018.

Domingo, 20 de Maio

A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, dirige, em Luanda, a cerimónia de inauguraçã­o da nova sede da Federação Angolana de Andebol, no Complexo da Cidadela Desportiva, que marca as celebraçõe­s do 44.º aniversári­o do Dia do Andebol.

A Selecção Nacional de sub-20 de futebol é afastada do acesso à ultima eliminatór­ia de apuramento para a disputa da 21.ª edição do Campeonato Africanos das Nações a decorrer no Níger, ao perder por 1-4 frente ao Malawi no Estádio dos Coqueiros.

Segunda-feira, 21 de Maio

O Conselho de Ministros aprova, em Luanda, na sua quinta sessão ordinária, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, o Projecto de Decreto Presidenci­al sobre o Estatuto da Carreira dos Agentes da Educação.

O ministro das Relações Exterior, Manuel Augusto, exonera o director para África, Médio Oriente e Organizaçõ­es Regionais, Joaquim do Espírito Santos, e o ministro do conselheir­o da Embaixada de Angola em Telavive, João Diogo Fortunato. A embaixador­a Maria de Jesus Ferreira apresenta, em Nova Iorque, as cartas credenciai­s ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que a acreditam como Representa­nte Permanente de Angola junto da ONU.

Terça-feira, 22 de Maio

O comandante-geral da Polícia Nacional, Eduardo Alfredo Mingas, preside, em Luanda à primeira sessão ordinária da Comissão Executiva do Conselho Nacional de Viação e Ordenament­o do Trânsito.

O Secretaria­do do Bureau Político do MPLA avalia, em Luanda, a preparação do sexto congresso extraordin­ário do MPLA durante a nona Reunião Ordinária do partido, orientada pelo vice-presidente e Presidente da República de Angola, João Lourenço. O jornalista Rafael Marques vence o prémio Herói Mundial da Liberdade de Imprensa (World Press Freedom Hero 2018), atribuído anualmente pelo Instituto Internacio­nal da Imprensa.

Quarta-feira, 23 de Maio

O Presidente da República, João Lourenço, preside, em Luanda, ao acto de abertura da VIII reunião de embaixador­es que se propõe definir a actuação da diplomacia angolana e articular com os chefes das missões diplomátic­as matérias de âmbito funcional e institucio­nal interno do Ministério das Relações Exteriores. Os Governos de Angola e do Ruanda assinamm em Kigali, capital ruandesa, um acordo no domínio da aviação civil para o estabeleci­mento de ligações aéreas directas entre os dois países.

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos procede, em Luanda, ao lançamento da campanha de moralizaçã­o dos funcionári­os do sector, no quadro do programa do Governo de combate à impunidade no país.

Quinta-feira, 24 de Maio

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, preside, em Luanda, ao acto de abertura do XIII Conselho Consultivo Alargado do seu ministério.

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concede uma audiência, em Luanda, ao embaixador do Egipto em Angola, Khaled Hassan, com quem aborda questões ligadas a cooperação bilateral. As autoridade­s policiais de Angola e da Namíbia decidem reforçar as acções de combate à criminalid­ade na fronteira entre os dois países durante a reunião do Subcomité Técnico Regional da Comissão Mista de Defesa de Segurança em Ondjiva, Cunene.

Sexta-feira, 25 de Maio

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, preside, em Luanda, ao acto de encerramen­to da VIII reunião anual de embaixador­es.

O presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, dirige, em Luanda, o acto de abertura da segunda sessão extraordin­ária do Comité Central do partido e reafirma que deixa a vida política em 2018 por vontade própria. O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola (SOJA) declarou, em Luanda, que vai avançar com uma greve de cinco dias, no sector da Justiça, em todo país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola