Jornal de Angola

Igreja Católica na RDC suspende sacramento­s

-

A Igreja Católica, na República Democrátic­a do Congo (RDC), decidiu como medida preventiva contra o surto de Ébola, suspender a administra­ção de sacramento­s em que intervenha contacto físico.

A Igreja suspendeu, “até nova ordem, a administra­ção dos sacramento­s que envolvam contacto físico com os fiéis, como baptismo, confirmaçã­o, unção dos enfermos” assim como “as ordenações programada­s para domingo dia 3 de Junho”.

A epidemia de Ébola teve início a 8 de Maio, em Bikoro, que fica a 600 quilómetro­s ao norte de Kinshasa, na fronteira com a República do Congo. Em seguida, espalhouse para a cidade de Mbandaka que tem 1,2 milhões de habitantes.

Um padre católico foi colocado em quarentena, após contaminaç­ão em Mbandaka. O número dois, da Igreja Católica congolesa, monsenhor Fridolin Ambongo, mostrouse a semana passada preocupado com um possível “pico de novos casos” de Ébola no noroeste da República Democrátic­a do Congo, mas as autoridade­s dizem estar optimistas quanto ao efeito das medidas de combate que estão a ser aplicadas.

“A situação é preocupant­e: 25 mortes, 54 casos registados, incluindo 35 positivos, e um número vertiginos­o de 1.139 pessoas que estiveram em contacto com um paciente ou um cadáver”, declarou num comunicado o sacerdote Ambongo, no regresso de uma visita de três dias à região de Mbandaka e Bikoro, que é o epicentro da epidemia. “Tememos um aumento de novos casos nas próximas três semanas, uma vez que o período de incubação do vírus é de dois a 21 dias”, acrescento­u o também arcebispo coadjutor de Kinshasa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola