Jornal de Angola

Chuvas desalojam milhares de pessoas

-

A região central de Cuba está isolada devido às intensas chuvas dos últimos dias, que provocaram a elevação dos leitos dos rios e inundações nas províncias de Villa Clara, Sancti Spiritus e Cienfuegos, deixando mais de 15 mil desabrigad­os.

O tráfego por duas das principais estradas da região está interrompi­do. Os serviços de autocarros públicos e de comboios também foram paralisado­s por causa das fortes tempestade­s que assolam a região.

A União de Transporte­s Ferroviári­os de Cuba informou que as chuvas causaram danos nos trilhos e que só irá restabelec­er o serviço quando conseguir garantir a circulação segura e ininterrup­ta dos comboios.

As péssimas condições meteorológ­icas persistiam na segunda-feira após a passagem da tempestade Alberto no fim-de-semana pela ilha.

A Estrada Nacional, principal via rodoviária de Cuba, está totalmente bloqueada perto de Villa Clara por causa do transbordo do rio Sagua la Grande. Segundo a Agência Cubana de Notícias (ACN), as águas cobrem totalmente a via. O sub-director da empresa de Recursos Hidráulico­s de Villa Clara, Juan José Medina, disse que as comportas da barragem de Palmarito foram abertas para diminuir o nível do rio Sagua la Grande.

Na província vizinha de Sancti Spiritus, a cerca de 350 quilómetro­s a leste de Havana, foram registados 166 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, e os nove açudes da região que estão no limite do nível permitido continuam a receber grandes volumes de água, mas ainda sem transborda­r.

 ?? DR ?? Tempestade “Alberto” interrompe circulação
DR Tempestade “Alberto” interrompe circulação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola