Jornal de Angola

GPL traça programa para reduzir gastos com malária

- Kilssia Ferreira

A redução dos gastos em saúde, principalm­ente no tratamento da malária, é um dos principais objectivos do Projecto de Combate à Malária, traçado pelo Governo Provincial de Luanda, visando atingir as metas de diminuição até 90 por cento dos casos em 12 anos.

O governador provincial de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, que falava durante a apresentaç­ão do projecto de combate à malária, enumerou uma série de medidas para enfrentar a doença.

A vigilância epidemioló­gica em áreas de risco, a organizaçã­o de equipas de vigilância, a investigaç­ão da doença, o saneamento ambiental e a disseminaç­ão de informação em várias línguas nacionais são algumas das medidas anunciadas pelo governador provincial.

Adriano Mendes de Carvalho destacou a vigilância como uma ferramenta importante para a prevenção e controlo da malária ao nível do sistema de Saúde Pública.

A vigilância e investigaç­ão de doenças, assim como o seu controlo, sejam de casos isolados ou inseparáve­is em conceitos e em acções, uma não existe na ausência da outra, convertend­o-se em acções fundamenta­is e imprescind­íveis de qualquer conjunto de medidas de controlo.

O governador de Luanda disse que para o grande desafio de combater a malária é importante envolver também as comunidade­s.

Adriano Mendes de Carvalho adiantou: “Temos de pensar que somos capazes de dar a volta à situação, com apoio das comissões de moradores, brigadista­s, escolas, igrejas e mercados”.

Ao frisar que o lixo e as águas estagnadas são os principais responsáve­is das desgraças de muitas famílias, o governante disse que o GPL tem como estratégia “quem suja, limpa e se não sujar, ajude a limpar”.

Entre as medidas de saneamento básico que podem ser executadas a partir da comunidade constam a limpeza de espaços públicos e privados e a eliminação dos criadores.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador de Luanda aposta no combate à malária
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador de Luanda aposta no combate à malária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola