Jornal de Angola

Festa do teatro exibe drama em duas salas

- Roque Silva

O IV Festival Internacio­nal de Teatro e Artes prossegue hoje, à noite, no espaço Elinga e na Casa das Artes, em Talatona, ambas em Luanda, com a exibição de dois espectácul­os dos grupos nacionais Protevida e Grutij, em simultâneo.

O Protevida exibe, às 20h00, no Elinga Teatro, a peça “Os livros devem ser queimados”, enquanto o grupo Grutij apresenta, a mesma hora, na Casa das Artes, em Talatona, o espectácul­o “O meu diário”.

“Os livros devem ser queimados” é uma sátira que propõe uma reflexão sobre a intelectua­lidade e a falta de cultura das pessoas no contacto e gosto pela leitura e os livros.

A peça fala de duas intelectua­is que lutam pelo elevado número de desapaixon­ados pelos livros e a leitura, sobretudo na sociedade angolana, e tem como protagonis­tas as actrizes Efigénia de Fátima e Vitória Alberto, duas jovens cultas e amantes de literatura, tentam a todo custo mostrar as pessoas a importânci­a e as vantagens do contacto contínuo com os livros.

“Os livros devem ser queimados” tem ideia original de Felisberto Felipe, direcção e montagem de Osvaldo Moreira, e é levada à cena pelos actores Augusto Kalunga, Alberto João, Inácia Wandy, Mário William, Gonçalves Diogo e alguns actores do colectivo do teatro Mescla.

“O meu diário”

“O meu diário” é a proposta dramática do grupo Grutij a ser exibida, também às 20h00, na Casa das Artes. A peça, do género drama, é uma crítica social à actual condição humana.

O espectácul­o narra a vida de Man João Trinta, septuagená­rio, que decide suicidar-se, mas antes escreve um diário a contar o seu trajecto. As histórias da vida pessoal, o primeiro emprego, o casamento até à planificaç­ão da sua própria morte, inclusive o orçamento de toda a despesa do óbito, constam do diário. O espectácul­o é interpreta­do pelo actor Domingos Filipe e encenado por Honório Afonso.

 ?? DR ?? Grupo Protevida apresenta hoje uma peça no espaço Elinga
DR Grupo Protevida apresenta hoje uma peça no espaço Elinga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola