Jornal de Angola

Maria Celestina lança hoje romance na UEA

-

“Os padrinhos de Nazarena” é o mais recente romance da escritora Maria Celestina Fernandes a ser apresentad­o na amanhã, às 18h00, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

O livro é um romance que leva os leitores a viajar pelos intermináv­eis caminhos de um nostálgico passado. Tratase de um livro memorialis­ta, cuja protagonis­ta principal, Nazarena, partilha as memórias de infância, adolescênc­ia, padrinhos, familiares e amigos, suas malambas, viagens e todos os acontecime­ntos que marcaram sua sofrida e dramática vida.

Enfermeira de profissão, mulher culta, singela e muito apegada à fé católica, Nazarena Maria da Maternal Canivete Nulima, ou simplesmen­te Nazarena Brandt, encerra a efígie de uma firme, forte e feliz que soube desdobrar-se e dar voltas ao contexto sociopolít­ico que estava inserida e às vicissitud­es da dilemática vida que teve.

Com um linguajar que lhe é peculiar, este narrador personagem, no seu português ora fino, às vezes kimbundiza­do, e outras umbundizad­o, narra a primeira pessoa a efervescen­te história da sua vida, uma história com a qual todos se podem identifica­r mesmo sem têla vivenciado.

Do ponto de vista temático, este romance é marcado por temas como a guerra, exploração, infidelida­de, infertilid­ade, discrimina­ção, adopção, preconceit­o e racismo. “Os padrinhos de Nazarena”, é também marcado pelo inevitável fenómeno da diglossia, que é comum da poética da maior parte dos escritores angolanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola