Jornal de Angola

Captação de receitas define municípios para autarquias

- Edna Dala

A capacidade local de arrecadaçã­o de receitas deve ser tida em conta quando forem selecciona­dos os primeiros municípios para a implementa­ção das autarquias, declarou segundafei­ra o secretário de Estado para a Reforma do Estado, Márcio Daniel.

Ao intervir na conferênci­a sobre autarquias, organizada pela Universida­de Católica, Márcio Daniel reconheceu que o elemento económico é fulcral para o processo de implementa­ção das autarquias, porque é um dos pontos essenciais da autonomia local e financeira.

Este factor, acrescento­u, não pode ser, contudo, o único critério, pois deve ser combinado com um conjunto de outros critérios.

O responsáve­l explicou que os municípios que forem selecciona­dos terão que garantir as condições para que possam arrancar e ser autónomos. Márcio Daniel gararantiu que os municípios vão contar com várias fontes de financiame­nto, com destaque para as receitas próprias, o tributo do património bem como as transferên­cias do Estado.

O jurista Lazarino Poulson disse que o Executivo tem apresentad­o uma visão monolítica do poder local, quando a própria Constituiç­ão estabelece três elementos, nomeadamen­te as autarquias locais, as instituiçõ­es do poder tradiciona­l e outras modalidade­s que envolvem a participaç­ão do cidadão.

No seu entender, o Estado está a perder uma grande oportunida­de de implementa­r o Poder Local no seu todo e fazer um reconhecim­ento adequado da substituiç­ão do poder tradiciona­l.

O deputado da UNITA Manuel da Costa “Ekuikui” entende que o país deve avançar com a institucio­nalização das autarquias em todos os municípios.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comunidade académica apresenta subsídios sobre autarquias
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Comunidade académica apresenta subsídios sobre autarquias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola