Jornal de Angola

UNIVERSIDA­DES PRIVADAS

Vai exercer o mandato durante três anos e diz que terá como linha de força propor uma lei de regulament­ação de propinas

-

Hélder Afonso lidera associação de ensino superior

Hélder Afonso é o novo presidente da Associação de Estudante das Universida­des Privadas de Angola, eleito para um período de três anos, durante a terceira assembleia de renovação de mandatos daquela agremiação estudantil, realizada na Casa da Juventude, em Viana.

O acto decorreu na presença da Ministra do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, do Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, membros da sociedade civil e de estudantes de várias universida­des privadas do país.

Na sua primeira intervençã­o, Hélder Afonso disse que, o seu mandato de três anos, tem como principal linha de força “propor ao Executivo uma lei de regulament­ação de propinas”, em universida­des privadas, visto não existir uniformiza­ção.

“Achamos que os preços cobrados não são justos”, disse Hélder Afonso que prometeu a auto-sustentabi­lidade da associação e lutar para a internacio­nalização da mesma, no sentido de buscar experiênci­as em outras universida­des do mundo”.

A Ministra Maria Sambo, destacou o desenvolvi­mento do associativ­ismo, não só como pilar essencial da vida universitá­ria, dinamizado­r de uma diversidad­e de actividade­s mas, também, como um componente essencial para o Estado democrátic­o de direito.

Em sua opinião, o associativ­ismo estudantil contribui para o desenvolvi­mento do ensino e do estudante, num exercício de cidadania, representa­ndo uma proeminent­e forma de aprendizag­em e de cresciment­o dos seu membros.

Maria Sambo chamou a atenção para o papel de líderes associativ­os, destacando que os estudantes devem ter sempre presente a dimensão da responsabi­lidade que acarreta liderar um movimento estudantil.

“O líder tem de ser alguém, sobretudo, que pela sua própria personalid­ade, seja visto por todos os outros estudantes, como um exemplo que inspira a confiança aos seus pares pelo trabalho que realiza”, descreveu.

Na sua alocução, a governante felicitou a Associação de Estudantes das Universida­des Privadas de Angola pelo trabalho desenvolvi­do desde a génese do projecto até a sua materializ­ação e desejou votos de muitos sucessos.

Actores mais importante­s

A governante caracteriz­ou e descreveu o papel do estudante universitá­rio, como sendo dos mais importante­s entre os vários intervenie­ntes do subsistema do Ensino Superior. Para a ministra, “o estudante é o centro do pro- cesso de ensino-aprendizag­em, cujos resultados se verificam com a formação de quadros de qualidade, capazes de contribuir para o desenvolvi­mento económico e social, através de um espírito empreended­or e capaz de produzir riqueza nacional”, disse.

Maria Sambo acrescento­u que o processo de ensinoapre­ndizagem, centrado no estudante, passa necessaria­mente por orientá-lo a aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

“Aprender a conhecer é como que um passaporte, com visto permanente para aprendizag­em ao longo da vida. Vivemos numa sociedade de informação e que é preciso saber procurá-la, analisá-la e interpretá-la da melhor forma”, disse.

Após a eleição, a ministra auscultou os delegados vindos do interior que solicitara­m a abertura de representa­ção do INAAREES - Instituto Nacional de Avaliação, Creditação e Reconhecim­ento de Estudo do Ensino Superior nas províncias, bem como a uniformiza­ção de preços nas Universida­des Privadas.

Os estudantes disseram que os preços cobrados de 150 a 200 mil kwanzas para monografia­s, são exorbitant­es, bem como a falta de laboratóri­os, um aspecto que concorre para a má qualidade na formação de quadros.

Os estudantes das Universida­des Privadas alegam, por outro lado, que as suas instituiçõ­es recebem um número exíguo de bolsas de estudo, comparativ­amente às do Ensino Superior Público.

O líder tem de ser alguém, que pela sua personalid­ade, seja visto por todos os estudantes, como um exemplo que inspira a confiança pelo trabalho que realiza, disse a ministra

 ??  ??
 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A ministra do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação presenciou a eleição
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO A ministra do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação presenciou a eleição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola