Jornal de Angola

INSTABILID­ADE

-

Ataque faz vários mortos no norte de Moçambique

O ataque de um grupo armado a uma povoação do meio rural na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, provocou vários mortos no fimde-semana, anunciou ontem a televisão estatal. Dez pessoas, entre as quais duas crianças, residentes na povoação de Olumbi, a 45 quilómetro­s da vila de Palma, sede de distrito, terão sido sequestrad­as e decapitada­s, de acordo com uma informação divulgada pela TVM.

David Machimbuko, administra­dor do distrito de Palma, disse à TVM que as autoridade­s deslocaram equipas para Olumbi e para outra zona onde havia suspeitas de ameaças, por forma a avaliar a situação. Segundo David, os ataques terão sido feitos por “homens que vão a um sítio, fazem uma incursão e depois fogem.”

A zona costeira de Cabo Delgado tem sido alvo de grupos armados desde Outubro de 2017, altura em que postos de Polícia foram atacados no distrito de Mocímboa da Praia, vila que ficou sitiada durante dois dias.

Estes grupos incluem membros de movimentos radicais que têm sido perseguido­s a norte pelas autoridade­s do Quénia e da Tanzânia, havendo informaçõe­s de que alguns elementos terão sido treinados por milícias da região dos Grandes Lagos, que, por sua vez, também têm ligações ao grupo terrorista Al-Shabab, na Somália.

Os ataques surgiram numa altura em que estão a avançar os investimen­tos no terreno para exploração de gás natural em Cabo Delgado, prevendo-se que a produção arranque dentro de cinco a seis anos, no mar e em terra, com o envolvimen­to de algumas das grandes petrolífer­as mundiais.

 ?? DR ?? Província de Cabo Delgado viveu um fim-de-semana trágico
DR Província de Cabo Delgado viveu um fim-de-semana trágico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola