Jornal de Angola

ONU considera haver violação aos direitos dos menores

-

do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Giovani Diamato, afirmou que a prestação de serviços de educação de alta qualidade e a existência de programas sociais de apoio às famílias podem evitar que as crianças se envolvam em trabalho infantil.

Giovani Diamato deu ênfase ao facto de estar provado que “a educação constitui uma das melhores estratégia­s para proteger as crianças e combater o trabalho infantil, porque na escola as crianças estabelece­m as bases para uma vida melhor”.

No seu entender, é cada vez mais necessário apostar na educação das crianças para o contínuo desenvolvi­mento das sociedades. O funcionári­o da UNICEF realçou a importânci­a da melhoria do acesso à educação primária e secundária de qualidade, assegurand­o a eliminação da disparidad­e entre raparigas e rapazes e mobilizand­o os pais e líderes para a mudança das normas sociais.

A promoção dos direitos da criança, a criação de oportunida­des para ela e a aplicação de recursos complement­ares para acelerar as intervençõ­es para a melhoria da situação das crianças no seio das famílias e das comunidade­s estão entre as principais aspirações da agência especializ­ada das Nações Unidas em Angola.

Giovani Diamato disse ser ainda desconheci­da a dimensão real do trabalho infantil em Angola, pelo que insistiu ser necessário que as autoridade­s fiquem sempre atentas ao fenómeno.

“O trabalho infantil é uma violação que perturba a criança de viver a sua infância e o seu processo educativo, além de restringir as suas oportunida­des e aumentar as probabilid­ades de sofrer abusos que põem em risco a sua saúde”, declarou Giovani Diamato.

 ??  ?? O representa­nte
O representa­nte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola