Jo­seph Ka­bi­la des­car­ta um ter­cei­ro man­da­to

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC), Jo­seph Ka­bi­la, não irá se re­can­di­da­tar a um ter­cei­ro man­da­to, nas elei­ções de De­zem­bro des­te ano, ga­ran­tiu o pri­mei­ro-mi­nis­tro con­go­lês, Bru­no Tshi­ba­la.

“As elei­ções irão acon­te­cer sem a par­ti­ci­pa­ção do Pre­si­den­te Ka­bi­la, que vai se­guir o es­pí­ri­to e le­tra da Cons­ti­tui­ção”, dis­se Tshi­ba­la à Reuters, em Mon­tre­al, Ca­na­dá.

A Cons­ti­tui­ção da RDC não per­mi­te três man­da­tos pre­si­den­ci­ais. Tshi­ba­la dis­se que as elei­ções con­ti­nu­am agen­da­das pa­ra 23 de De­zem­bro, e que o Pre­si­den­te Ka­bi­la par­ti­ci­pa­rá nu­ma reu­nião de lí­de­res afri­ca­nos, em Lu­an­da, na pró­xi­ma se­ma­na, na qual irá re­con­fir­mar a re­a­li­za­ção de elei­ções.

Em de­cla­ra­ções à agên­cia no­ti­ci­o­sa es­pa­nho­la EFE, o por­ta-voz da Mai­o­ria Pre­si­den­ci­al (MP), Alain Atun­du Li­on­go, lem­brou que, no acor­do as­si­na­do em De­zem­bro de 2016 com a oposição, fi­cou de­fi­ni­do que Ka­bi­la, no po­der des­de 2001, res­pei­ta­rá a Cons­ti­tui­ção.

As de­cla­ra­ções do por­ta­voz da MP sur­pre­en­dem, uma vez que a de­ci­são de Ka­bi­la não par­ti­ci­par na vo­ta­ção nun­ca fo­ra tor­na­da pública no país. Por seu la­do, o Pre­si­den­te, cu­jo man­da­to ex­pi­rou em De­zem­bro de 2016, tem­se man­ti­do em si­lên­cio.

Fon­tes da MP, ci­ta­das pe­la EFE, in­di­ca­ram que Ka­bi­la, ao apa­ren­te­men­te de­sis­tir da cor­ri­da pre­si­den­ci­al, po­de­rá apre­sen­tar um "can­di­da­to fan­to­che" de for­ma a po­der man­ter-se, in­di­rec­ta­men­te, no po­der, on­de se en­con­tra des­de 2001, su­ce­den­do ao pai, Lau­rent Ka­bi­la, que mor­reu nes­se ano. O por­ta-voz ga­ran­tiu tam­bém que as elei­ções vão re­a­li­zar-se "mes­mo a 23 de De­zem­bro", ape­sar dos cons­tan­tes atra­sos, que pro­vo­ca­ram pro­tes­tos ge­ne­ra­li­za­dos da oposição, uma vez que a vo­ta­ção es­te­ve ini­ci­al­men­te mar­ca­da pa­ra De­zem­bro de 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.