Mushar­raf es­tá im­pe­di­do de par­ti­ci­par nas elei­ções

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Tri­bu­nal Su­pre­mo do Pa­quis­tão di­vul­gou on­tem um co­mu­ni­ca­do que im­pe­de o ex-Pre­si­den­te Per­vez Mushar­raf de par­ti­ci­par nas elei­ções ge­rais de 25 de Ju­lho e re­vo­ga a au­to­ri­za­ção tem­po­rá­ria que lhe per­mi­tia con­cor­rer, dis­se o seu ad­vo­ga­do.

“Mushar­raf não po­de par­ti­ci­par nas elei­ções”, dis­se Qa­mar Af­zal, ad­vo­ga­do de Mushar­raf à agên­cia Efe.

Af­zal ex­pli­cou que o pre­si­den­te do Tri­bu­nal, Saqib Ni­sar, re­ti­rou a au­to­ri­za­ção tem­po­rá­ria con­ce­di­da a Mushar­raf pa­ra se apre­sen­tar en­quan­to can­di­da­to, por ele não ter re­gres­sa­do ao país pa­ra com­pa­re­cer di­an­te do tri­bu­nal co­mo lhe ti­nha si­do or­de­na­do.

A de­ci­são de Ni­sar foi fei­ta de­pois de Mushar­raf ter re­cor­ri­do da de­ci­são im­pos­ta pe­lo Tri­bu­nal Su­pe­ri­or de Peshawar (no­ro­es­te) de o proi­bir de vol­tar a exer­cer um car­go pú­bli­co em 2013.

Mushar­raf, que exer­ceu o po­der du­ran­te qua­se uma dé­ca­da na sequên­cia de um gol­pe de Es­ta­do em 1999, es­tá a ser jul­ga­do por ter sus­pen­di­do a or­dem cons­ti­tu­ci­o­nal e de­cre­ta­do a de­ten­ção de de­ze­nas de juí­zes em 2007.

O re­cur­so de Mushar­raf en­con­tra-se ago­ra pa­ra­li­sa­do até que o ex-mi­li­tar se vol­te a apre­sen­tar em tri­bu­nal.

O ad­vo­ga­do in­di­cou que o seu­cli­en­te­não­re­gres­sou­a­o­país co­mo­or­de­na­do­de­vi­do­ao“cur­to pra­zo” que lhe foi apre­sen­ta­do, e afir­mou que Mushar­raf não re­gres­sa­rá ago­ra que não po­de par­ti­ci­par nas elei­ções.

O ex-Pre­si­den­te dei­xou o po­der e exi­lou-se em 2008, re­gres­san­do ao país em 2013 de for­ma vo­lun­tá­ria pa­ra re­to­mar a car­rei­ra po­lí­ti­ca nas elei­ções ge­rais, mas a jus­ti­ça im­pe­diu a par­ti­ci­pa­ção e o ex-Pre­si­den­te aca­bou por ser de­ti­do.

Mushar­raf saiu do Pa­quis­tão a 18 de Mar­ço de 2016 pa­ra re­ce­ber tra­ta­men­to mé­di­co no Du­bai, pro­me­ten­do re­gres­sar “qua­tro a seis se­ma­nas” de­pois ao país, afir­man­do que vol­ta­ria pa­ra en­fren­tar as acu­sa­ções fei­tas em tri­bu­nal, en­tre elas um ca­so de al­ta trai­ção e por ter cons­pi­ra­do no as­sas­si­na­to da pri­mei­ra-mi­nis­tra Be­na­zir Bhu­to, mor­ta num aten­ta­do sui­ci­da em 2007.

DR

Ex-Pre­si­den­te pa­quis­ta­nês é vi­sa­do no Tri­bu­nal Su­pre­mo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.