Ju­ris­ta lança em Lu­an­da “Guia Prá­ti­co do Con­su­mi­dor”

Jornal de Angola - - ECONOMIA - Le­o­nel Kas­sa­na

Um “Guia prá­ti­co do con­su­mi­dor”, que o au­tor pre­ten­de que se­ja uma car­ti­lha das bo­as prá­ti­cas nas tran­sac­ções do mer­ca­do an­go­la­no, é lan­ça­do ho­je pe­lo ju­ris­ta de do­cen­te uni­ver­si­tá­rio Dió­ge­nes de Oliveira, no Cen­tro de Con­ven­ções de Ta­la­to­na, em Lu­an­da.

A obra, com 316 pá­gi­nas, abor­da im­por­tan­tes te­mas, ins­truin­do os con­su­mi­do­res a re­a­gir em ca­so da vi­o­la­ção dos seus di­rei­tos. “O con­su­mo não diz ape­nas res­pei­to a co­mi­das ou be­bi­das co­mo mui­tos pen­sam e de­fen­dem. O con­su­mo en­glo­ba tam­bém os ser­vi­ços par­ti­cu­la­res de saú­de e en­si­no, por­tan­to, uma ga­ma de bens e ser­vi­ços que são, di­a­ri­a­men­te, co­lo­ca­dos di­an­te de nós”, dis­se ao Jor­nal de An­go­la o au­tor.

Dió­ge­nes de Oliveira su­bli­nha que, “não me­nos im­por­tan­tes, são os con­se­lhos na bus­ca de ser­vi­ços a to­dos os ní­veis, des­de bens ali­men­ta­res, transportes e ha­bi­ta­ção, aos se­gu­ros”. O au­tor lis­ta os bens e ser­vi­ços a ter em con­ta pe­lo con­su­mi­dor na ho­ra de es­co­lher, evi­tan­do ex­ces­sos des­ne­ces­sá­ri­os ou mes­mo pre­ju­di­ci­ais “ao bol­so”, acres­cen­tou.

O li­vro ob­ser­va uma sé­rie de as­pec­tos que vão ao en­con­tro da Cons­ti­tui­ção da Re­pú­bli­ca de An­go­la, bem co­mo a Lei de De­fe­sa do Con­su­mi­dor, nº 15/03, de 22 de Ju­lho. “Con­su­mo pers­pi­caz em épo­cas di­fí­ceis”, “O que fa­zer quan­do as con­tas se com­pli­cam”, “O inex­pli­cá­vel sen­ti­do das ma­trí­cu­las es­co­la­res”, ou ain­da “O exa­ge­ro dos va­lo­res pra­ti­ca­dos das mul­tas por atra­so no pa­ga­men­to das pres­ta­ções”, são al­guns dos as­sun­tos tra­ta­dos no “Guia prá­ti­co do con­su­mi­dor” que sai sob a chan­ce­la da “DC Edi­to­ra”.

Na obra é re­tra­ta­da tam­bém a “Fal­ta de tro­cos na re­la­ção de con­su­mo”, “Im­por­tân­cia dos li­vros e os seus be­ne­fí­ci­os pa­ra o con­su­mi­dor an­go­la­no”, das “In­con­gruên­ci­as no de­ver de res­pei­tar a saú­de e a vi­da do con­su­mi­dor”, “Pre­cau­ções a ter na com­pra de car­ros usa­dos”, en­tre ou­tros as­pec­tos.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Do­cen­te lec­ci­o­na a ca­dei­ra de Di­rei­to do Con­su­mi­dor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.