As­so­ci­a­ção da Huí­la pre­ci­sa de dois mi­lhões de do­lá­res

Jornal de Angola - - DESPORTO - António Cristóvão

A As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al dos Des­por­tos Mo­to­ri­za­dos da Huí­la ne­ces­si­ta de pe­lo me­nos dois mi­lhões de dó­la­res nor­te-ame­ri­ca­nos, pa­ra a cons­tru­ção de um au­tó­dro­mo e uma se­de.

A in­for­ma­ção foi avan­ça­da pe­lo pre­si­den­te da as­so­ci­a­ção lo­cal, Ivan San­tos, ten­do re­fe­ri­do que as mo­da­li­da­des afins so­bre­vi­vem pe­la per­sis­tên­cia dos seus fa­ze­do­res, por­que não exis­te um lo­cal pa­ra pra­ti­car as di­fe­ren­tes dis­ci­pli­nas so­bre ro­das.

O pre­si­den­te da as­so­ci­a­ção dis­se que já foi so­li­ci­ta­do um es­pa­ço am­plo, jun­to da ad­mi­nis­tra­ção, pa­ra con­cre­ti­zar es­te de­se­jo, mas la­men­ta o fac­to de as au­to­ri­da­des não se pro­nun­ci­a­rem até o mo­men­to.

Ivan San­tos re­fe­riu ain­da que o va­lor ser­vi­ria pa­ra pro­jec­tos de ter­ra­pla­na­gem, as­fal­ta­gem, en­tre ou­tros as­pec­tos. “A as­so­ci­a­ção por si só não tem co­mo avan­çar, por­que de­pen­de mui­to do Es­ta­do. O an­ti­go ca­pi­tão da Se­lec­ção Na­ci­o­nal sé­ni­or mas­cu­li­na de bas­que­te­bol, Ân­ge­lo Vic­to­ri­a­no, 50 anos, 1,98 me­tros, é ho­me­na­ge­a­do ama­nhã às 9 ho­ras, no Lar­go do São João, em Lu­an­da, pe­lo Pro­jec­to Fu­são, Gru­po Ma­lu­pe­tra e Ami­gos do Bair­ro Po­pu­lar, no âm­bi­to da ce­le­bra­ção do Dia da Cri­an­ça Afri­ca­na, co­me­mo­ra­do a 16 de Ju­nho.

An­tes da ho­me­na­gem vai ser dis­pu­ta­do um jo­go de bas­que­te­bol de ca­rác­ter fi­lan­tró­pi­co en­tre Ami­gos de Ân­ge­lo Vic­to­ri­a­no e os con­fra­des do Bair­ro Po­pu­lar no cam­po co­mu­ni­tá­rio do Lar­go São João.

Ân­ge­lo Vic­to­ri­a­no, que pa­de­ce de do­en­ça, co­me­çou a car­rei­ra des­por­ti­va em 1982, aos 14 anos, no No­va, no Bair­ro da Mai­an­ga. De­pois trans­fe­riu-se pa­ra o Pe­tro de Lu­an­da com 16 anos, ten­do si­do con­vo­ca­do pa­ra a Se­lec­ção Na­ci­o­nal jú­ni­or, vi­san­do a dis­pu­ta do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções, em Moçambique.

Du­ran­te a car­rei­ra, o an­ti­go ex­tre­mo-pos­te­con­quis­tou­qua­tro tí­tu­los de cam­peão na­ci­o­nal pe­los “tri­co­lo­res” na clas­se de se­ni­o­res, seis pe­los “mi­li­ta­res” do Rio Se­co, um pe­los “avi­a­do­res” e igual nú­me­ro pe­lo Qu­e­luz de Por­tu­gal.

Pe­lo 1º de Agos­to, ar­re­ba­tou três tro­féus de clu­bes afri­ca­nos, en­quan­to pe­la Se­lec­ção Na­ci­o­nal de se­ni­o­res con­quis­tou oi­to tí­tu­los (1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003 e 2005), sen­do um dos bas­que­te­bo­lis­tas na­ci­o­nais mais con­sa­gra­dos. Es­tre­ou­se no Cam­pe­o­na­to do Mun­do da Ar­gen­ti­na em 1990, pros­se­guin­do no Ca­na­dá (1994) e Es­ta­dos Unidos (1998).

Ân­ge­lo Vic­to­ri­a­no com­pe­tiu tam­bém nos Jo­gos Olím­pi­cos de Bar­ce­lo­na, Es­pa­nha, em 1992, on­de foi um dos es­tei­os no triun­fo do “Cin­co Na­ci­o­nal” so­bre o país an­fi­trião. Re­gres­sou aos Jo­gos Olím­pi­cos de Atlan­ta, EUA, em 1996, Sid­ney, Aus­trá­lia (2000) e Gré­cia, Ate­nas (2004).

Além de atle­ta, em 2009, Ân­ge­lo exer­ceu a função de trei­na­dor as­sis­ten­te no 1º de Agos­to, on­de foi cam­peão na­ci­o­nal.

An­tes do de­sa­fio, o Co­mi­té Or­ga­ni­za­dor do even­to des­por­ti­vo efec­tua uma ac­ção so­ci­al em be­ne­fí­cio das cri­an­ças do Bair­ro Po­pu­lar e pres­ta ho­me­na­gem a al­gu­mas fi­gu­ras da so­ci­e­da­de lu­an­den­se.

Ama­nhã, às 18h30, na Igre­ja da San­ta Ana, no dis­tri­to Neves Ben­di­nha, o Pro­jec­to Fu­são, Ma­lu­pe­tra e os Ami­gos do Bair­ro Po­pu­lar re­a­li­zam uma Mis­sa de Ac­ção de Gra­ças.

JO­SÉ SO­A­RES | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.