Fis­ca­li­za­ção da fron­tei­ra com re­cur­so à tec­no­lo­gia

Jornal de Angola - - ESPECIAL - Pe­dro Su­cu­la­te | Ca­bin­da

O co­man­dan­te-ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, Al­fre­do Min­gas “Pan­da”, anun­ci­ou em Ca­bin­da, a ins­ta­la­ção, em bre­ve, em to­das as zo­nas fron­tei­ri­ças da pro­vín­cia, de equi­pa­men­tos de al­ta tec­no­lo­gia pa­ra per­mi­tir me­lhor fis­ca­li­za­ção do pe­rí­me­tro de de­li­mi­ta­ção com os paí­ses vi­zi­nhos.

O co­mis­sá­rio-ge­ral, que fa­la­va à im­pren­sa no fi­nal da vi­si­ta que efec­tu­ou às uni­da­des de Po­lí­cia de Guar­da Fron­tei­ra nas lo­ca­li­da­de de Mas­sa­bi, Ten­de­que­le e no des­ta­ca­men­to flu­vi­al do Ma­nen­ga, on­de ava­li­ou o es­ta­do de pron­ti­dão das tro­pas no com­ba­te à imi­gra­ção ile­gal, afir­mou que os equi­pa­men­tos vão fa­ci­li­tar o po­li­ci­a­men­to e con­fe­rir mai­or di­nâ­mi­ca ao con­tro­lo e pro­tec­ção das fronteiras.

“Es­ta­mos a me­lho­rar o nos­so sis­te­ma de po­li­ci­a­men­to ao ní­vel da po­lí­cia de fron­tei­ra, com a ins­ta­la­ção de novos equi­pa­men­tos que vão aju­dar as nos­sas tro­pas a fa­zer mai­or con­tro­lo e pro­tec­ção das nos­sas fronteiras”, su­bli­nhou.

O co­man­dan­te-ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal ma­ni­fes­tou pre­o­cu­pa­ção com o abas­te­ci­men­to ali­men­tar e ma­te­ri­al dos efec­ti­vos nos pos­tos po­li­ci­ais ao lon­go da fron­tei­ra com a Re­pú­bli­ca do Con­go e a Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC).

“As con­di­ções lo­gís­ti­cas das nos­sas for­ças são pre­o­cu­pan­tes. Vi­si­tá­mos os pos­tos po­li­ci­ais ao lon­go das fronteiras e as con­di­ções cons­ta­ta­das não são das me­lho­res”, dis­se o co­mis­sá­rio-ge­ral, pa­ra quem o abas­te­ci­men­to dos efec­ti­vos re­quer cui­da­do es­pe­ci­al. “As nos­sas es­qua­dras con­ti­nu­am a pre­o­cu­par-nos. Te­mos de me­lho­rar a or­ga­ni­za­ção, pre­ven­ção e ac­ções ope­ra­ti­vas no com­ba­te à cri­mi­na­li­da­de”, con­cluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.