Filipe Nyu­si pro­mul­ga re­vi­são da Cons­ti­tui­ção

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

O Pre­si­den­te mo­çam­bi­ca­no, Filipe Nyu­si, pro­mul­gou e man­dou pu­bli­car a re­vi­são pon­tu­al da Cons­ti­tui­ção que re­sul­ta dos acor­dos com a Re­sis­tên­cia Na­ci­o­nal Mo­çam­bi­ca­na (Re­na­mo) pa­ra des­cen­tra­li­za­ção do po­der.

A re­vi­são cons­ti­tu­ci­o­nal, apro­va­da no fi­nal de Maio pe­lo Par­la­men­to na­ci­o­nal ago­ra pro­mul­ga­da pe­lo Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, pre­vê que os pre­si­den­tes de mu­ni­cí­pi­os pas­sem a ser elei­tos co­mo ca­be­ças de lis­ta às as­sem­blei­as mu­ni­ci­pais já a par­tir das elei­ções de 10 de Ou­tu­bro des­te ano, dei­xan­do de ser su­fra­ga­dos in­di­vi­du­al­men­te em bo­le­tim de vo­to pró­prio, co­mo se ve­ri­fi­ca­va des­de as pri­mei­ras elei­ções au­tár­qui­cas, em 1998. Os lí­de­res das autarquias vão pas­sar a ser elei­tos da mes­ma for­ma que os go­ver­na­do­res pro­vin­ci­ais e ad­mi­nis­tra­do­res dis­tri­tais, que se­gun­do a re­vi­são cons­ti­tu­ci­o­nal pas­sam a ser elei­tos em vez de se­rem no­me­a­dos pe­lo po­der central.

A elei­ção dos go­ver­na­do­res vai acon­te­cer já a par­tir das elei­ções ge­rais de 15 de Ou­tu­bro de 2019, en­quan­to os ad­mi­nis­tra­do­res vão ser es­co­lhi­dos a par­tir de 2024.

A re­vi­são pon­tu­al da Cons­ti­tui­ção vai ain­da obri­gar a re­ver um con­jun­to de leis que vão ser de­ba­ti­das nos di­as 21 e 22 des­te mês em ses­são ex­tra­or­di­ná­ria do par­la­men­to mo­çam­bi­ca­no.

DR

Mo­çam­bi­ca­nos vão às ur­nas em Ou­tu­bro pa­ra ele­ger au­tar­cas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.