Vin­te mil di­a­man­tes nas apre­en­sões fis­cais

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA - Isi­do­ro Sa­mu­tu­la | Dun­do

As apre­en­sões fis­cais da Lunda-Nor­te ao lon­go dos úl­ti­mos 12 me­ses in­clu­em 20.352 di­a­man­tes, re­ve­lou ao Jor­nal de An­go­la o se­gun­do co­man­dan­te da uni­da­de da Po­lí­cia Fis­cal da­que­la pro­vín­cia, Jo­sé Se­bas­tião.

Nes­se pe­río­do, as apre­en­sões tam­bém in­ci­di­ram so­bre oi­to mil li­tros de com­bus­tí­vel, 1.178 li­tros de óleo de pal­ma, 44.116 qui­los de sal, 1.750 qui­los da fa­ri­nha de tri­go e se­me­lhan­te quan­ti­da­de de óleo de pal­ma.

Fo­ram ain­da re­cu­pe­ra­das 3.835 cai­xas de co­xa de fran­go, 4.765 qui­los de açú­car, 500 qui­los de ar­roz, 80 te­le­mó­veis, 282 qui­los de pei­xe se­co, cin­co mil qui­los de man­di­o­ca e 3.700 li­tros da be­bi­da ca­sei­ra “Txint­xam­pa”.

A is­so, jun­ta-se uma ar­re­ca­da­ção de mais de 55 mi­lhões de kwan­zas por mul­tas, em ac­ções ope­ra­ti­vas re­a­li­za­das por téc­ni­cos da VII Re­gião Tri­bu­tá­ria e ou­tros ser­vi­ços que tra­ba­lham na ges­tão do co­mér­cio fron­tei­ri­ço com a Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC).

O se­gun­do o co­man­dan­te da Po­lí­cia Fis­cal da Lun­daNor­te afir­mou que fo­ram re­gis­ta­das 132 in­frac­ções co­me­ti­das por gru­pos ac­ti­vos na im­por­ta­ção, ex­por­ta­ção e cir­cu­la­ção ile­gal de mer­ca­do­ri­as, trá­fi­co de di­a­man­tes, pos­se de es­tu­pe­fa­ci­en­tes e imi­gra­ção ile­gal.

Pa­ra tor­nar o tra­ba­lho mais efi­ci­en­te, os efec­ti­vos da Po­lí­cia Fis­cal be­ne­fi­ci­a­ram, ao lon­go do ano, de vá­ri­os cur­sos no do­mí­nio de ins­tru­ção e for­ma­ção, fis­ca­li­za­ção ex­ter­na, li­de­ran­ça, as­se­gu­ra­men­to de gran­des even­tos, im­pos­tos in­ter­nos, re­gis­to, in­for­ma­ção e ca­das­tro, fi­nan­ças e ins­tru­ção fis­cal adu­a­nei­ra.

A pro­vín­cia da Lun­daNor­te par­ti­lha uma vas­ta fron­tei­ra de 770 qui­ló­me­tros com a RDC. On­ze mer­ca­dos si­tu­a­dos ao lon­go da fron­tei­ra de­vem co­me­çar a fun­ci­o­nar até ao fi­nal do ano em cur­so.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.