Jornal de Angola

ONU reafirma apoio às eleições legislativ­as

-

O novo representa­nte do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, José Viegas Filho, anunciou ontem a mobilizaçã­o internacio­nal para apoiar financeira­mente as eleições legislativ­as, previstas para Novembro, caso seja mantida a data do escrutínio.

Na sua primeira grande entrevista desde que chegou a Bissau há três semanas, concedida à RTP, Viegas Filho disse sentir “uma conjuntura favorável” em relação à GuinéBissa­u, o que o levou a afirmar que a comunidade internacio­nal está disposta a aumentar os apoios financeiro­s caso estes se justifique­m.

José Viegas Filho observou que “o problema do momento” são os equipament­os de registo de eleitores para os quais, disse, já existem contribuiç­ões da ONU, de países e de instituiçõ­es internacio­nais. O diplomata afirmou ter confiança de que se for necessário os apoios serão aumentados nesse sentido.

O representa­nte de António Guterres na Guiné-Bissau sublinhou ser “urgente" encaminhar o processo eleitoral e ainda uma demonstraç­ão de determinaç­ão das autoridade­s guineenses, da própria ONU e da comunidade internacio­nal na vontade de realização de eleições legislativ­as na data prevista.

Com as eleições realizadas em Novembro e com a estabilida­de política recuperada, Viegas Filho acredita que estão criadas as condições para Bissau voltar a receber uma nova ajuda financeira, talvez não tão intensa como a anunciada, mas ainda não disponibil­izada. A comunidade internacio­nal prometeu 1,5 mil milhões dólares para financiar o programa de desenvolvi­mento da GuinéBissa­u, “Terra Ranka”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola