Go­ver­no Pro­vin­ci­al in­ves­te em ex­po­si­ção

Jornal de Angola - - ECONOMIA - Ana Pau­lo

As au­to­ri­da­des do Hu­am­bo em­pre­gam 250 mi­lhões de kwan­zas na pro­mo­ção da Ex­po Hu­am­bo-2018, uma ex­po­si­ção mul­tis­sec­to­ri­al mar­ca­da pa­ra o pe­río­do de 27 a 30 de Se­tem­bro, anun­ci­ou on­tem, em Lu­an­da, o go­ver­na­dor da­que­la pro­vín­cia.

João Bap­tis­ta Kus­su­mua, que fa­la­va no lan­ça­men­to da fei­ra, dois di­as de­pois de ter si­do apre­sen­ta­da no Hu­am­bo, de­cla­rou que o cer­ta­me é re­a­li­za­do pa­ra atrair in­ves­ti­men­tos do sec­tor pri­va­do pa­ra a pro­vín­cia, que dis­põe de um po­ten­ci­al de dois mi­lhões de hec­ta­res de ter­ra dis­po­ní­vel pa­ra ex­plo­ra­ção pro­du­ti­va.

Os ob­jec­ti­vos a al­can­çar es­tão ali­nha­dos à es­tra­té­gia na­ci­o­nal de de­sen­vol­vi­men­to, em prol da qual são ne­ces­sá­ri­as ac­ções con­cre­tas e ini­ci­a­ti­vas pú­bli­cas e pri­va­das que cri­em bases só­li­das pa­ra promover a cri­a­ção e di­na­mi­za­ção da in­dús­tria lo­cal.

Em re­sul­ta­do des­sas apos­tas, o Go­ver­no pre­ten­de au­men­tar a ofer­ta quan­ti­ta­ti­va e qua­li­ta­ti­va de em­pre­go, ele­var a qualidade de vi­da da po­pu­la­ção e con­tri­buir pa­ra a di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia na­ci­o­nal.

Além da ter­ra dis­po­ní­vel, o Go­ver­no Pro­vin­ci­al do Hu­am­bo ofe­re­ce aos in­ves­ti­do­res bens e ser­vi­ços pú­bli­cos as­sen­tes, so­bre­tu­do no es­pa­ço lo­gís­ti­co e aca­dé­mi­co re­pre­sen­ta­do pe­la re­gião, bem co­mo abun­dan­tes for­ne­ci­men­tos de ener­gia eléc­tri­ca - a pro­vín­cia tem um po­ten­ci­al de produção de qua­se 130 me­gawatts de elec­tri­ci­da­de dis­po­ní­vel, sem con­tar com a fu­tu­ra li­ga­ção à Barragem do Laú­ca.

O director do Ga­bi­ne­te de Es­tu­dos e Pla­ne­a­men­to da pro­vín­cia, Mar­li­no Sam­bon­gue, pro­me­teu in­cen­ti­vos fis­cais que vão dos 15 por cento, pa­ra o im­pos­to de Ci­sa, aos 60 por cento do Im­pos­to In­dus­tri­al.

A I Ex­po-Hu­am­bo é re­a­li­za­da no pa­vi­lhão mul­tiu­sos Os­val­do Serra Van-Dú­nem, nu­ma área bru­ta de qua­tro mil me­tros qua­dra­do, e con­ta­rá ain­da com cem ex­po­si­to­res e cin­co mil vi­si­tan­tes, ao mes­mo tem­po que 350 par­ti­ci­pan­tes num Fórum de In­ves­ti­men­to que ocor­re ao lon­go da fei­ra, que tam­bém as­si­na­la 106 anos da­que­la ci­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.