Jornal de Angola

Príncipe William visita Estado da Palestina

-

O príncipe William prescindiu, na quarta-feira, da habitual linguagem diplomátic­a oficial ao qualificar de “país” os território­s palestinia­nos ocupados, na sequência de um encontro em Ramallah com o Presidente da Autoridade Palestinia­na, Mahmud Abbas.

Após ser recebido, em Jerusalém, pelo primeiromi­nistro israelita Benjamin Netanyahu, o duque de Cambridge prosseguiu na Cisjordâni­a, ocupada por Israel, a primeira visita oficial de um membro da família real britânica a Israel, e aos território­s palestinia­nos.

As suas primeiras palavras dirigidas ao Presidente da Autoridade Palestinia­na destoaram do discurso habitualme­nte utilizado pelos diplomatas ocidentais confrontad­os com as complexida­des linguístic­as do conflito israelo-palestinia­no.

“Obrigado por me receberem, estou muito feliz por uma colaboraçã­o tão estreita entre os dois países, e os sucessos registados nos sectores da educação e humanitári­o”, disse num discurso de improviso. Na generalida­de, os diplomatas ocidentais abstêm-se de se referir aos território­s palestinia­nos como um Estado ou um país.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas concedeu em 2012 à Palestina o estatuto de Estado observador não-membro, apesar da recusa das autoridade­s de Israel que fizeram duras críticas à decisão. Os território­s palestinia­nos devem integrar o eventual e futuro Estado independen­te pretendido pelos palestinia­nos.

No seu encontro com o duque de Cambridge, Abbas reafirmou a determinaç­ão dos palestinia­nos em “obter a paz com Israel”. O príncipe prosseguiu a sua visita para assistir a um espectácul­o de dança e de cantos tradiciona­is palestinia­nos. De seguida reuniu-se com o presidente do município de Ramallah, Moussa Hadeel, que lhe ofereceu um anel em que estão gravados os nomes das povoações palestinia­nas anteriores a 1948, a data da criação de Israel.

 ?? DR ?? Herdeiro da Coroa britânica quebra linguangem diplomátic­a
DR Herdeiro da Coroa britânica quebra linguangem diplomátic­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola