Jornal de Angola

Ndonda Nzinga e Tristão Ernesto foram expulsos

-

A direcção da FNLA expulsou na quarta-feira das fileiras do partido quatro militantes, entre os quais Fernando Pedro Gomes, fundador da nova ala desta formação política, por indiscipli­na partidária que supostamen­te se vem arrastando desde o ano passado.

A medida vem expressa no comunicado final do 2º congresso extraordin­ário deste partido, que decorreu entre segunda e quarta-feira na cidade do Huambo. Entre os militantes expulsos figuram igualmente Ndonda Nzinga, João Lombo e Tristão Ernesto.

Um grupo composto por 50 por cento mais um membro do Comité Central da FNLA realizou na semana passada, em Luanda, um congresso extraordin­ário, durante o qual Fernando Pedro Gomes foi eleito “presidente do partido”. Na primeira reunião do comité central saído deste congresso, Miguel António Alberto, candidato derrotado, foi eleito “vice-presidente” do partido e Ndonda Nzinga “secretário-geral”.

O conclave do Huambo, que foi realizado pela direcção reconhecid­a pelo Tribunal Constituci­onal, deliberou também a redução do número de membros do Comité Central de 411 para 221 e extinguiu o cargo de vice-presidente.

Falando no encerramen­to da reunião, o presidente da FNLA, Lucas Ngonda, apelou aos quadros eleitos a trabalhare­m afincadame­nte para que a organizaçã­o volte a ocupar o lugar ostentado no passado.

De acordo com o político, os novos membros do Comité Central têm a responsabi­lidade de consolidar a FNLA e combater o regionalis­mo dentro do partido, de modo a congregar os militantes nas mais variadas regiões do país e materializ­ar a democracia interna. “A FNLA não é uma combina de amigos, mas sim uma congregaçã­o de cidadãos que lutaram pela libertação de Angola das amarras do colonialis­mo”, afirmou Lucas Ngonda.

Durante o 2º congresso extraordin­ário, os delegados introduzir­am alterações aos estatutos do partido.

 ?? EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Partido liderado por Lucas Ngonda vive mau momento
EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Partido liderado por Lucas Ngonda vive mau momento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola