Jornal de Angola

Presidente Bouteflika demite chefe da Polícia

-

O Presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, demitiu o chefe da Polícia, general Abdelghani Hamel, anunciou a Presidênci­a da República argelina sem fornecer os motivos desta medida, dirigida contra um homem considerad­o como seu potencial sucessor na liderança do Estado.

Bouteflika “assinou dois decretos, o primeiro pondo termo às funções de Abdelghani Hamel, enquanto director-geral da Segurança Nacional (DGSN), e o segundo sobre a nomeação de Mustapha el-Habiri para a chefia da DGSN”, indicou a Presidênci­a num comunicado citado pela agência noticiosa APS.

Esta inesperada decisão surge no contexto de um escândalo de tráfico de cocaína que envolve numerosos funcionári­os, incluindo magistrado­s. Os jornais referiram-se ao envolvimen­to neste caso do “motorista pessoal” de Abdelghani Hamel.

A DGNS desmentiu esta informação precisando, num comunicado, que a pessoa referida pela imprensa é “um motorista do parque automóvel da direcção e não o motorista pessoal do director-geral da Segurança Nacional.”

A Polícia reforçou a sua influência no aparelho de Estado após a designação para chefia em 2010 do general Hamel, considerad­o pelos analistas como um potencial sucessor de Bouteflika, de 81 anos e no poder desde 1999. Natural de Sabra, perto da fronteira marroquina, com 63 anos de idade, este engenheiro informátic­o foi incorporad­o na Polícia após concluir os seus estudos. Ocupou diversas funções antes de ser designado chefe da guarda republican­a em 2008, com a patente de general. Em 2010, deixou o meio militar e foi designado para a chefia da DGSN, até então a cargo de Ali Tounsi, morto por um dos seus colaborado­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola