Jornal de Angola

Fazenda Montenegro anuncia cresciment­o

- Venâncio Victor e Eduardo Cunha | Malanje

A Fazenda Montenegro, instalada no Pólo Agro-industrial de Capanda (PAC) prevê atingir, “nos próximos tempos”, uma produção de 250 mil frangos e nove mil bovinos.

O administra­dor da fazenda, Cláudio João, prestou a informação à imprensa no final de uma visita do governador da Malanje, Norberto dos Santos, a cinco grandes projectos agro-indústrias implantado­s no PAC, com realce para as fazendas Horta Angola, Espaço Agrícola e Socomia (do grupo Castel), esta última com previsões de produzir milho para uma fábrica de cerveja no município de Cangandala.

Cláudio João revelou que, neste momento, a Fazenda conta com 120 bovinos, ao que se associa uma elevada produção agrícola depois de realizados os investimen­tos inscritos no projecto de 20 milhões de dólares (5.758 milhões de kwanzas).

O objectivo, segundo o responsáve­l, é atingir escalas de produção que permitam reduzir a importação de produtos agrícolas e pecuários, bem como os custos da sua aquisição pelos consumidor­es.

A Fazenda Montenegro está implantada numa área de 20 mil hectares, 15 mil dos quais apropriado­s para a agricultur­a. Foram desmatados 1.600 hectares e outros 800 estão a ser preparados para a próxima época, quando se prevê produzir 350 toneladas de milho e 250 de soja.

Cláudio João anunciou que, na campanha agrícola 2017/2018, foram colhidos 300 hectares - 200 de soja e cem de milho -, acrescenta­ndo que parte da produção serviu para o fabrico de ração.

A empreitada gerou 40 postos de trabalho directos, com projecções para o emprego de 150 trabalhado­res quando a fazenda atingir a maturidade. O presidente do Conselho de Administra­ção da Sociedade de Desenvolvi­mento do Pólo Agro-Industrial de Capanda (Sodepac), Carlos Fernandes, defendeu a conclusão imediata de um projecto de electrific­ação do PAC.

 ?? EDUARDO CUNHA-MALANJE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Emprego de mão-de-obra é mais significat­ivo no PAC
EDUARDO CUNHA-MALANJE | EDIÇÕES NOVEMBRO Emprego de mão-de-obra é mais significat­ivo no PAC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola