Jornal de Angola

Governo avança verba para obras em Cabinda

- Joaquim Suami | Cabinda

O Ministério das Finanças adoptou o “financiame­nto de ponte” como opção para pagar a continuaçã­o dos projectos estruturan­tes de Cabinda inseridos na linha de crédito da China, paralisado­s há seis meses, anunciou quarta-feira, naquela cidade, o titular do pelouro.

Archer Mangueira prometeu que “o Ministério das Finanças vai assumir os desembolso­s dos projectos considerad­os estruturan­tes enquadrado­s na linha de crédito com a China”, uma opção que, tecnicamen­te, se designa “financiame­nto de ponte” - consiste no avanço das verbas pelo beneficiár­io do empréstimo - para dar a celeridade à conclusão dessas infra-estruturas”.

Os projectos beneficiad­os pela decisão são a construção do Aeroporto Maria Mambo Café, quebra-mar, terminal marítimo do porto de águas profundas do Caio, centro político administra­tivo de Cabinda e campus universitá­rio.

Archer Mangueira que esteve quarta-feira em Cabinda para constatar o grau de execução dos empreendim­entos estruturan­tes, disse acreditar que as soluções encontrada­s entre o Ministério das Finanças e o Governo Provincial para esses financiame­ntos vão acelerar o ritmo das obras.

O ministro reafirmou que o processo de regulação da dívida pública está condiciona­do a uma “certificaç­ão à lupa” e da observação das regras do Orçamento Geral de Estado.

“O processo da regulação da dívida está condiciona­do à certificaç­ão e estamos a priorizar todas aquelas dividas certificad­as, ou seja, todas aquelas que foram contraídas no âmbito da observação, com rigor, das regras do Orçamento Geral de Estado. Aquelas que foram contraídas sem observação da lei de Orçamento Geral de Estado e das regras de execução, devem estar sujeitas a regras de certificaç­ão”, esclareceu.

Archer Mangueira referiu que o seu pelouro tem estado a trabalhar com o Governo Provincial de Cabinda para fazer com que a problemáti­ca da dívida publica seja solucionad­a.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro com o governador de Cabinda, Eugénio Laborinho
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro com o governador de Cabinda, Eugénio Laborinho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola