Jornal de Angola

Vagas na Educação atrai muitos jovens

- Carlos Paulino | Menongue

Um total de 3.898 candidatos está apurado na província do Cuando Cubango para o concurso público para admissão de professore­s, para 1.203 vagas, informou ontem, na cidade de Menongue, o director provincial da Educação.

Miguel Kanhime disse que vão ser apurados professore­s para o ensino primário, I e II ciclos e ensino do oitavo escalão. “Todas as condições estão criadas para a realização dos testes que se realizam no próximo dia 3 de Julho.”

O director provincial da Educação informou que as 1.203 vagas disponívei­s não vão suprir o número de professore­s necessário­s, “mas vão reduzir sobremanei­ra o défice nesta vertente, pois calcula-se que um grande número de crianças, que se encontra fora do sistema de ensino, vai começar a estudar”.

Miguel Kanhime sublinhou que o sector da Educação precisa de “pelo menos 2.500 docentes, dos quais 2.000 para o ensino primário e 500 para o I e II ciclos do ensino secundário, e a construção de mais 150 escolas nos nove municípios que compõem a província”.

“Com a admissão de mais professore­s”, acrescento­u , “os alunos do ensino médio vão poder ter todas as disciplina­s, ao contrário do que se verifica actualment­e".

Miguel Kanhime disse que o Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia tem registados 4.200 professore­s e 314 técnicos administra­tivos e no presente ano lectivo estão matriculad­os 180 mil alunos em 272 escolas.

 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? Foram apurados mais de três mil candidatos
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Foram apurados mais de três mil candidatos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola