Jornal de Angola

Senegal deixa escapar empate e fica de fora

-

A selecção do Senegal disse adeus ao Mundial da Rússia, ao perder, ontem, por 1-0, contra a Colômbia, em partida referente à terceira e última jornada do Grupo H. Com a derrota, o continente africano fica sem qualquer representa­nte nos oitavosde-final.

Quando se soube que a Polónia tinha marcado ao Japão, fez-se festa em tons amarelos na bancada. Os colombiano­s ficaram efusivos ao entrar em zona de apuramento e a equipa logo o percebeu. Por isso, se até aí ainda dava mostras de intenção de ir à frente, de repente, o jogo entrou numa toada de prudência máxima.

Porém, sem nada o fazer prever, num pontapé de canto, um cruzamento e um golo de Yerri Mina, fortíssimo nas alturas, a desequilib­rar o marcador e a tirar o Senegal do Mundial, porque a disciplina assim o dizia - nos outros critérios, havia sempre empates.

Os africanos, os últimos resistente­s do continente, partiram rumo à baliza adversária, mas nessa altura imperou a sabedoria e experiênci­a da Colômbia, que foi de betão na defesa e soube fazer o relógio andar a um ritmo convenient­e.

Japão

O Japão garantiu o segundo lugar do Grupo H e consequent­e acesso aos oitavos de final do Mundial, por via do critério do fair-play. A selecção nipónica perdeu com a Polónia, por 0-1, golo de Bednarek, aos 60 minutos, mas garantiu o acesso à fase a eliminar, em detrimento do Senegal, igualmente derrotado pela Colômbia (0-1), por ter registado menos cartões amarelos que a formação africana: 4 contra 6.

Japão e Senegal somaram ambos quatro pontos, tendo também empatado nos golos (4-4) e no confronto directo (2-2). Nos oitavos de final, o Japão medirá forças com o vencedor do Grupo G, a definir entre Inglaterra e Bélgica.

 ?? DR ?? Conjunto senegalês foi incapaz de garantir o apuramento
DR Conjunto senegalês foi incapaz de garantir o apuramento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola