Jornal de Angola

Inquérito apura afundament­o de catamarã

- Mazarino da Cunha

A embarcação de transporte de passageiro­s “CAT Angola I”, afundada parcialmen­te na manhã de ontem, no embarcadou­ro do Kapossoka, na ilha do Mussulo, em Luanda, foi já removida e atracada com segurança no cais do Terminal Marítimo, sem registo de qualquer dano humano.

Durante cerca de quatro horas, nove técnicos de uma empresa privada especializ­ada removeram da água a embarcação que se encontrava avariada há dois anos, com ajuda de três mergulhado­res, uma grua e duas docas flutuantes.

Com capacidade para 119 passageiro­s, o “CAT Angola I” fazia o percurso Kapossoka-Ilha do Mussulo e quando afundou, as autoridade­s marítimas e portuárias não haviam registado quaisquer danos humanos nem ambientais.

Inquérito ao caso

O Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), em documento enviado ao Jornal de Angola,dá a conhecer que vai criar uma comissão de inquérito para apurarar as reais causas que estiveram na origem do naufrágio da embarcação ocorrida onttem no litoral luandense.

O documento informa que a embarcação se encontrava inoperante por questões técnicas e não faz parte dos quatro navios de transporte marítimo de passageiro­s, nomeadamen­te o Cacuaco, Panguila, Luanda e Macoco, que mantêm as rotas em funcioname­nto.

Joâo Fernandes, é um jovem que frequenta o embarcadou­ro do Mussulo, disse que o “Cat Angola 1” começou a afundar às 17 horas de quarta-feira e no dia seguinte (ontem), às primeiras horas da manhã, encontrou a mesma parcialmen­te naufragada.

“Fiquei triste quando deparei-me com o barco a afundar, já que é um meio que usamos durante muito tempo nas travessias do Mussulo para o Kapossoka e vice-versa”, disse à propósito o jovem João Fernandes.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Momento em que a embarcação “Cat Angola 1” era removida
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Momento em que a embarcação “Cat Angola 1” era removida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola