Jornal de Angola

África sem representa­ntes

Praça Vermelha de Moscovo é um dos lugares escolhidos pelos distintos amantes do desporto “rei” na Rússia

- Paulo Caculo/Moscovo

O Mundial da Rússia observa hoje o primeiro dia de pausa, após o encerramen­to da fase de grupos, cujo principal destaque recai, sem dúvidas, para a eliminação prematura da campeã Alemanha.

Amanhã, as atenções estarão viradas para a fase dos oitavos-de-final, a conhecida etapa do “mata-mata”, em que não se admitem erros e muito menos existem contemplaç­ões. Quem perder ficará afastado da fase seguinte. Ao contrário do Mundial organizado pelo Brasil, em 2014, e pela Alemanha, em 2006, este campeonato ficará registado na memória dos adeptos pelo grande sucesso que tem representa­do a instalação de “fun zones” pelas cidades onde decorrem os jogos.

A adesão a estes locais tem sido enorme e pode estar a contribuir para tal constataçã­o o facto de haver várias centenas de adeptos sem bilhetes para assistir aos jogos e incapazes de os adquirir por estes dias, dada a escassez. Ou seja, restam poucos bilhetes para os oitavos de final, mas também não é fácil consegui-los. Já para a fase dos quartos de final, meias, jogo do terceiro e quarto lugares e final, os bilhetes estão esgotados não há para mais ninguém!

Perante este cenário, vários são os turistas e adeptos do futebol no geral que encontrara­m na “fun zone” a solução para ajudar a minimizar o desejo de viver as emoções dos jogos. E, nesse aspecto, a Praça Vermelha de Moscovo, arredores do Palácio do Kremlin, tem sido o local privilegia­do de milhares de apaixonado­s pelo futebol.

A ‘fun zone’, com capacidade para até 25 mil pessoas, além de proporcion­ar aos presentes condições para assistir aos jogos em tela gigantesca, dispõe igualmente de um palco de espectácul­os.

No local, os adeptos vibram ao ritmo de cada jogada, golo ou drible como se dentro do estádio e próximo dos jogadores estivessem. Enquanto durar o campeonato do mundo, a Praça Vermelha prevê ser o local mais frequentad­o pela avalanche de turistas que entrou na Rússia, muito por culpa da maior cimeira mundial do futebol.

Rodeada de fortes medidas de segurança, a “fun zone” acolhe adeptos de várias nacionalid­ades e culturas, mas movidos por uma só linguagem, do futebol.

Amanhã, o local voltará a registar novas enchentes, por causa dos desafios de abertura dos oitavos de final. A França mede forças com a Argentina, às 15 horas, no Kazan Arena, ao passo que o Uruguai defronta Portugal, às 19 horas, no Fisht Stadium.

 ??  ??
 ?? DT ?? Espectador­es têm a oportunida­de de acompanhar várias partidas em espaços como este
DT Espectador­es têm a oportunida­de de acompanhar várias partidas em espaços como este
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola