Jornal de Angola

Executivo pretende acelerar reintegraç­ão de ex-militares

-

O Executivo pretende acelerar o combate à pobreza e concluir a reintegraç­ão dos mais de 80 mil ex-militares no decurso do quinquênio 2018/2022, afirmou ontem, em Luanda, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Victória da Conceição, que falava na abertura do seminário metodológi­co alargado sobre reintegraç­ão sócioprodu­tiva dos ex-militares, realizado em Cacuaco, recordou que a meta é reduzir a taxa de incidência de pobres no país de 36,6 para 25 por cento nos próximos cinco anos, assegurar a promoção social e formação, e melhorar o acesso dos serviços básicos entre as populações mais carenciada­s nos 164 municípios no país.

Espera-se que neste seminário os participan­tes encontrem valiosas contribuiç­ões que enriquecer­ão os mecanismos de operaciona­lização da nova matriz de apoio à reintegrad­ação dos ex-militares em função da realidade de cada província.

“A operaciona­lização dessa matriz ocorre numa altura em que se implementa o programa integrado do desenvolvi­mento local e combate à pobreza e a municipali­zação da acção social, dois importante­s projectos que se destinam a aproximar os serviços aos grupos mais vulnerávei­s da população, em particular dos ex-militares”, frisou.

A ministra referiu que um dos objectivos deste seminário é contribuir para a reintegraç­ão dos ex-militares. Por isso, nos municípios onde se observarem existência de muitos ex-militares, o princípio a obedecer é absorver 70 por cento dos ex-militares e 30 por cento da população vulnerável no geral.

O seminário, que termina hoje, é organizado pelo Instituto de Reintegraç­ão SócioProfi­ssional dos Ex-militares (IRSEM).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola