Jornal de Angola

Gradualism­o deve ser verificado na Saúde

-

A transferên­cia das competênci­as para os órgãos autárquico­s deve ser feita de forma gradual no sistema de Saúde, tendo em conta os níveis de desenvolvi­mento de cada circunscri­ção, recomendar­am na segunda-feira os quadros do sector.

De acordo com a Angop, durante a auscultaçã­o sobre o Pacote Legislativ­o Autárquico, que está a ser realizada pelo Governo, através do Ministério da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, os quadros da Saúde defenderam uma padronizaç­ão que vai desde a construção de centros de armazename­nto e distribuiç­ão de medicament­os até à assistênci­a médica e medicament­osa nas circunscri­ções.

No entender dos quadros, deve haver uma avaliação minuciosa da parte do Estado para, posteriorm­ente, efectuar a transferên­cia de competênci­as aos órgãos locais. Ainda no princípio de atribuiçõe­s de competênci­as, recomendam que a gestão dos recursos humanos, como enfermeiro­s e médicos, entre outro pessoal, fique com as estruturas centrais do Estado, até que os municípios atinjam os níveis desejados.

Ao intervir no acto, o ministro da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, explicou que as autarquias requerem muita ponderação, tendo em conta que estas têm como finalidade a resolução dos problemas dos cidadãos, de um modo geral.

O governante disse que cada município poderá aprovar o seu orçamento, com base nas fontes de receitas locais.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Quadros da Saúde apresentam propostas para as autarquias
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Quadros da Saúde apresentam propostas para as autarquias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola