Jornal de Angola

Cuba e França reforçam os laços de cooperação

-

O reforço de “um relacionam­ento muito positivo” entre França e Cuba dominou a visita, no sábado do ministro dos Negócios Estrangeir­os francês, Jean-Yves Le Drian a Cuba.

“Estamos num relacionam­ento muito positivo, dinâmico e a minha visita visa aprofundar e reforçar esta dinâmica”, declarou Le Drian ao homólogo cubano, Bruno Rodriguez, num encontro no sábado, no Ministério dos Negócios Estrangeir­os cubano, em Havana.

O ministro francês esteve ainda reunido com o novo Chefe do Estado cubano, Miguel Diaz-Canel, num encontro que decorreu "num ambiente cordial", de acordo com um comunicado lido na televisão estatal.

“As duas partes sublinhara­m o bom estado do relacionam­ento e expressara­m vontade de prosseguir um diálogo político de alto nível”, indicou. O desenvolvi­mento das relações económicas e comerciais entre os dois países “é favorável”, disseram os dois políticos, que reconhecer­am também “o papel crescente das empresas francesas” na economia local, principalm­ente nos sectores da energia, dos transporte­s e da construção.

Cerca de 30 empresas francesas estão implantada­s em Cuba. A visita à ilha das Caraíbas é a primeira de um representa­nte do Governo francês desde a eleição de Emmanuel Macron para a Presidênci­a em Maio de 2017.

O chefe da diplomacia francesa é também o primeiro dos ministros dos Negócios Estrangeir­os europeus a deslocar-se a Havana, desde que Miguel Diaz-Canel assumiu a chefia do Estado, em Abril passado.

Antes do encontro com o Presidente de Cuba, Le Drian sublinhou, junto do homólogo cubano, que a visita ao país era feita “na continuida­de” das deslocaçõe­s efectuadas pelos antigos Chefes de Estado francês e cubano, respectiva­mente, François Hollande à ilha, em Maio de 2015, e Raul Castro a França, em Fevereiro de 2016.

 ?? DR ?? Yves Le Drian visitou Havana
DR Yves Le Drian visitou Havana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola