Jornal de Angola

Donativo beneficia reclusos no Luena

- Kapalo Manuel

Diversos produtos, como arroz, fuba, massa alimentar, óleo e conservas, foram entregues aos reclusos da cadeia da comarca do Moxico, além de um enxoval para o bebé que nasceu há dois meses naquela unidade prisional.

O donativo, que vai beneficiar mais de 200 reclusos, entre homens e mulheres, é uma iniciativa do Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade de Género, em parceria com as igrejas e mulheres filiadas em partidos políticos com assento no parlamento.

A directora provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Leonora Bimbi de Morais, considerou o gesto como forma de solidaried­ade com os cidadãos que, por vários motivos, se encontram detidos.

“Entre várias acções que estão a ser desenvolvi­das, achamos por bem constar na nossa agenda de trabalhos uma visita a esta instituiçã­o, no sentido de transmitir­mos o nosso carinho e afecto aos reclusos”, disse Leonora Bimbi de Morais.

Acrescento­u que as mulheres de várias instituiçõ­es da província do Moxico estão mobilizada­s para continuar com acções idênticas, no sentido de prestarem apoio moral e material às pessoas necessitad­as.

Falando sobre as comemoraçõ­es do 31 de Julho, Dia da Mulher Africana, a responsáve­l afirmou que foram programada­s várias actividade de aconselham­ento, palestras, campanhas de limpeza e um almoço de confratern­ização, com os idosos do Lar da 3ª Idade Rainha Nhacatolo.

O director provincial dos Serviços Prisionais, o superinten­dente chefe Gabriel Major, agradeceu o gesto e disse que, apesar de alguns constrangi­mentos,a vida dos reclusos tem sido acompanhad­a com a realização de várias actividade de carácter recreativo e religioso, em todos os finais de semana.

Quando à formação profission­al, o responsáve­l admitiu que, por falta de espaço, são apenas ministrada­s aulas de alfabetiza­ção e de informátic­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola