Jornal de Angola

Por um simples amor

- Osvaldo Gonçalves

Muitos associam a música “Pride (In the Name of Love)”, a segunda de “The Unforgetta­ble Fire”, o quarto álbum de estúdio da banda de rock U2, lançado em Setembro de 1984, à figura de Nelson Mandela, cujo centenário se assinalou a 18 de Julho.

Há mesmo quem vá mais longe e associe a letra da canção a Jesus Cristo. Talvez isso aconteça porque a letra escrita por Bono Vox fale de alguém, um homem que veio até nós em nome no amor, mas, na verdade, a música é uma homenagem a Martin Luther King, assassinad­o em 1968.

“Pride (In the Name of Love)” alcançou lugares no Top 5 de vendas do Reino Unido e Top 50 nos EUA. O Rock and Roll Hall of Fame selecciono­u-a como umas das “500 Canções que moldaram o Rock and Roll”.

A ligação dos U2 a Nelson Mandela aconteceu de facto em 2013, com a canção “Ordinary Love”(Amor simples), escrita com o propósito de homenagear Nelson Mandela, e está incluída no filme biográfico “Mandela: Long Walk to Freedom”. A música foi lançada numa versão limitada em vinil, a 29 de Novembro de 2013, menos de uma semana antes do faleciment­o de Mandela.

Nomeada para cinco prémios, “Ordinary Love” ganhou o Prémio Globo de Ouro de 2013 para “Melhor Canção Original”. Numa entrevista recente, a banda explicou que a gravação da música “Ordinary Love” desacelero­u as gravações do disco lançado em 2014.

“Íamos bem – era claro para onde seguíamos”, disse o baterista Larry Mullen Jr. ao jornal "The Hollywood Reporter". “E a decisão tomada foi mais ou menos de abandonar o navio para nos focarmos nisso” (a nova canção).Com a vitória nos Globos de Ouro e a indicação ao Oscar, a banda não se arrependeu da decisão de ter o seu nome inscrito neste tributo a Mandela, por eles considerad­o um amigo.

Bono Vox disse ter escrito a música depois de ler as cartas de amor escritas por Mandela para a esposa Winnie.

“Talvez nos tivessem chamado para fazer um tipo de ‘Pride (In The Name of Love)’, mas isso não parecia ser certo”, disse Bono. “O único momento em que ele sentia que era o perdedor no conflito, de que os inimigos haviam vencido, era no casamento. Ele não conseguia fazer as coisas darem certo. A parte mais importante do filme, a história de amor.”

A letra de “Ordinary Love” começa assim: “O mar quer beijar a costa dourada / A luz do sol aquece a tua pele/Toda a beleza que já foi perdida antes / Quer nos encontrar novamente // Não consigo mais lutar contra ti / É por ti que eu luto / O mar atira pedras /Mas o tempo, deixa-nos pedras lapidadas”. E termina: “Não podemos mais nos apaixonar / Se não podemos sentir um amor simples /não podemos alcançar outro nível / Se não podemos lidar com um simples amor”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola