Jornal de Angola

Governo vai regulariza­r venda de milho e feijão

-

O Ministério da Agricultur­a e Florestas remeteu recentemen­te à apreciação do Conselho de Ministros propostas legislativ­as para a regulariza­ção da venda de milho e de feijão no país, revelou ontem, na cidade do Huambo, o director-geral do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA).

David Tunga, que falava à imprensa no final de uma vista de trabalho à província do Huambo, adiantou que os instrument­os legais, que aguardam pela aprovação, visam permitir que os dois produtos mais cultivados no país, sobretudo na região Centro e Sul, tenham maior rentabilid­ade na sua comerciali­zação, de modo a evitar que os agricultor­es continuem a obter rendimento­s a baixos dos custos de produção.

Com os diplomas, prosseguiu, o Governo pretende reforçar a sua intervençã­o na dinamizaçã­o do seguimento de uma cadeia de valores, que vai da produção à comerciali­zação dos produtos do campo, tendo em conta os avultados custos de produção.

A estratégia, afirmou, vai permitir ao Governo conduzir da melhor maneira o processo de comerciali­zação do milho e do feijão, no sentido de garantir a melhoria da renda das famílias camponesas e o desenvolvi­mento das comunidade­s em que se inserem.

Referindo-se ao ano agrícola 2017/2018, disse que a campanha apresenta resultados positivos, fruto dos programas estruturan­tes desenvolvi­dos ao longo deste período, que incluíram acções de correcção dos solos e a introdução de sementes melhoradas.

Para a próxima campanha agrícola, disse, o Ministério da Agricultur­a está a elaborar acções que vão permitir o aumento das colheitas. Actualment­e, o milho e o feijão são comerciali­zados, no mercado informal, a 40 e 230 kwanzas, o quilo, respectiva­mente.

 ?? DR ?? Regulação dos preços visa defender interesses dos produtores
DR Regulação dos preços visa defender interesses dos produtores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola